Costa Esmeralda CVB promove reunião sobre Rota Gastronômica

Encontro serviu para definir com os empresários alguns detalhes do festival gastronômico, que será realizado durante todo o mês de julho

  
  
Frutos do mar

Empresários da Costa Esmeralda estiveram reunidos na semana passada a convite do Costa Esmeralda Convention e Visitors Bureau. Os proprietários de restaurantes estão envolvidos na organização da 4ª edição da Rota Gastronômica, festival que vai ser realizado durante todo o mês de julho. De acordo com a gerente executiva do Convention, Renata Simas, a reunião foi organizada para ouvir os empresários sobre o que esperam do festival gastronômico, assim como em que pontos podem colaborar para melhorar a edição deste ano.

A Rota Gastronômica de 2011 terá 24 restaurantes participantes. De Bombinhas, organizaram delícias especiais Abstrato Café & Pub Bistrô, Restaurante Berro D'água, Cantina Lopes, Empório da Carne, Restaurante Massaiola, Tatuira Petisqueira, Tomatino Cantina Italiana e Amor de Romã Ristorante & Bistrot. De Porto Belo, participarão da Rota Gastronômica Château Excellence Restaurante, Restaurante Panela de Barro, Petisqueira do Nelinho, Pizzaria e Trattoria Refúgio do Estaleiro, Ristorante Miramare Cucina Italiana, Restaurante Pousada Vila Verde, Restaurante Refúgio do Estaleiro, Petisqueira Tatuira, Dona Maria Panificadora e Zoco Deck Lounge. Em Itapema, os restaurantes envolvidos são Restaurante Vieira´s, Indaiá Restaurante, Sushi By Ulisses, Cantina Vô Jaques, Restaurante Coqueiros - Hotel Plaza Itapema Resort & Spa e Restaurante Recanto da Sereia.

Na reunião, foram apresentados todos os pratos desenvolvidos, para que os empresários conhecessem o trabalho dos outros restaurantes. Foi discutida ainda a questão dos brindes. “Como fizemos em outras edições, a cada três pratos da Rota consumidos o visitante ou turista poderá retirar um produto”, explica Renata. Este ano, o brinde deve ter relação com a cultura local, mas ainda está sendo estudado.

O encontro levantou a necessidade de repassar mais informações sobre a Rota Gastronômica e a Semana Internacional de Gastronomia para os colaboradores dos restaurantes. “São eles que recebem os clientes e é importante que tenham conhecimento do festival”, defende Renata. A gerente executiva conta ainda que o guia da Rota Gastronômica já está sendo elaborado. Ele contém todos os restaurantes participantes, com descrições dos pratos especiais.

Os pratos
Entre as delícias, muitas com frutos do mar, como Camarão com molho de abacaxi, Congrio a Quatro Mani, Tranche de Linguado ao molho de Champagne e Frutos da Costa. As carnes também têm espaço com as receitas Vitela Dom Monaco, Combiné Excellence, Cordeiro Pop e Magret de pato com confit de cebola roxa ao mel.

Há ainda pratos com influência italiana, como a Massa negra com molho de frutos do mar, Linguini Toscana e Papardelle al Zaferano com Ragu di Agnelo. A listagem de pratos especiais envolve também um Rodízio de Massas, Risotos, Filés e Picanha, assim como Rabanada Brasileira. A comida japonesa tem presença com o Sashimi Salmão e Nachos. E os ares de inverno não foram esquecidos, como mostra a sequência de fundues do Indaiá.

Todas as informações dos pratos e restaurantes serão organizadas, em poucos dias, no site www.semanadegastronomia.com.br.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em