Cultura é destaque de Festival Gastronômico na Bahia

Os turistas já começaram a apreciar os pratos que integram o festival, aberto no sábado (18), com grupo de samba e choro

  
  

O 5º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, na Bahia, começou acompanhado de muita cultura. Em Arraial D’Juda, onde está montada a Cidade da Cultura e da Gastronomia, um show com o grupo de choro e samba ‘Nós da Corda’ abriu o evento, que começou sábado (18) e prossegue até o dia 31.

Depois da música foi a vez da culinária dar o ar da graça através do ‘Tem chef na praça’, momento em que um chef regional faz a apresentação de um prato participante do festival. A programação faz parte da Escola da Gastronomia, um espaço que foi unido à Cidade da Cultura para valorizar as riquezas da Costa do Descobrimento: a culinária e as manifestações culturais, como a capoeira, maculelê e as danças indígenas e afros.

Após a abertura oficial do evento os restaurantes participantes começaram a comercializar os pratos. A turista Paula Araújo, de São Paulo, disse que soube do festival pela internet e já que estava de férias aproveitou a oportunidade para visitar o lugar. “Como uma apreciadora da boa culinária fiz questão de provar alguns pratos. Até o momento estou satisfeita e posso garantir que é um melhor do que o outro, tanto que ainda não consegui escolher o preferido”.

De acordo com Guto Morais, produtor da Congregabahia eventos, organizador do festival, como houve uma boa divulgação, a procura tem sido grande. "Tanto que estamos pensando em levar o festival para a baixa temporada”, disse.

Para Enivaldo Piloto, gestor do Sebrae/BA no projeto Economia da Experiência na Costa do Descobrimento, o festival gastronômico estimula o empreendedorismo e proporciona bons negócios para a região. “Uma das competências centrais do Sebrae é promover a cultura do empreendedorismo, por isso a Instituição é parceira do evento”.

A assessora especial da diretoria do Senac/BA, Angélica Leahy, destacou a parceria com o Sebrae/BA para a realização do festival gastronômico desde a primeira edição é de grande importância, porque o trabalho em conjunto fez com que a iniciativa se ampliasse, valorizando a cultura regional. “O festival também proporciona muitos benefícios aos envolvidos. A profissionalização dos empresários através do Sebrae e a capacitação dos cozinheiros e garçons pelo Senac. Uma ação conjunta que resulta em aperfeiçoamento”.

Segundo Graça Rocha, coordenadora da unidade móvel do Senac/BA, o festival gastronômico fortalece também o destino turístico como um todo, elevando significativamente o fluxo de visitantes que circulam na região.

A quinta edição do Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento faz “uma homenagem à certidão de nascimento do Brasil”, e nada melhor do que saborear pratos à base de iguarias indígenas e portuguesas. Os pratos podem se apreciados em 30 estabelecimentos, entre restaurantes e barracas de praia, que estão sinalizados como o logotipo do festival, em Porto Seguro, Arraial D’Juda, Trancoso, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Serviço:
Sebrae na Bahia – (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Noticias

  
  

Publicado por em