Deixe o Atacama te fisgar pelo estômago

As cores e sabores do deserto se revelam na esmerada culinária do Tierra Atacama Hotel & Spa

  
  
Gastronomia do Atacama (CHI)

O árido Atacama, no Chile, não é um deleite apenas para os olhos, mas também para o paladar. Depois de explorar os encantos do deserto, os salares, as lagoas geladas e salgadas, os gêiseres e os vulcões, nada como o conforto de uma boa gastronomia. Essa é a filosofia do Tierra Atacama Hotel & Spa, que faz de cada refeição uma experiência única. Mais uma lembrança inesquecível deste pedaço especial do planeta.

A cozinha do Tierra Atacama é comandada pelo chef Rafael Figueroa, também responsável pela refinada gastronomia de Ski Portillo, e une os sabores locais com a sofisticação da cozinha internacional. Os trabalhos do chef começam bem cedo, para garantir aos hóspedes um café da manhã reforçado. Frutas, cereais, iogurte, deliciosos bolos, biscoitos e pães quentinhos garantem a energia exigida pelo dia.

No almoço começa se revelar toda a criatividade desse profissional que comanda mais de 60 funcionários. Gazpacho, bruschettas de camarões equatorianos, sopa fria de melão e atum ou de cenoura com gengibre, salada de pêras com queijo e nozes carameladas. Estas são algumas das opções de entradas oferecidas diariamente.

Com o paladar despertado, desfilam pratos principais como salmão grelhado com nhoque de açafrão, sanduíche de peru com avocado e alface, canelone de espinafre e ricota com molho reduzido de tomate, risoto de berinjelas, nhoque de caranguejo, filé de avestruz com molho cabernet acompanhado de fetuccine de salvia e tomillo. Calma, ainda estamos no almoço. O jantar é ainda melhor!

À noite tudo fica ainda mais gostoso, se é que isso é possível. Viajantes cansados e famintos são recepcionados com salada verde com uvas, queijo gruyére e amêndoas tostadas, salada de king crab com avocado, gazpacho verde com ervas de verão e outras entradinhas de dar água na boca.

O jantar propriamente dito varia entre filé ao molho camérnère com purê de manjericão, filé de corvina com quinoa colorida, peito de pato com molho de cranberry e risoto de maçã, ravióli de abóboras e perna de cordeiro assado com ervas da horta, filé de linguado com molho chadornnay acompanhado de cous-cous de espinafre, entre outras delícias.

Se você já está satisfeito, espera, pois ainda tem a sobremesa. A culinária esmerada do chef Rafael se revela também nas delicadas sobremesas. O brownie com sorvete de frutas vermelhas rivaliza com o timbal de maçãs com sorvete de canela. Já o exclusivo sorbet de pisco sour com calda de maracujá sofre concorrência direta do gelado de huesillo (pêssego desidratado) com trigo mote. O parfait de chocolate com salsaparrilha e a torta de framboesa com sorvete de cabernet sauvignon completam essa festa de sabores.

Todos estes refinados pratos podem ser acompanhados por alguns dos melhores rótulos da vinícola Matetic. Em sua adega, o Tierra Atacama dispõe de excelentes opções para harmonizar com as variadas refeições, como: Corralillo Syrah (ano de 2009), Corralillo Pinot Noir (2009), Corralillo Chardonnay (2009), Corralillo Sauvignon Blanc (2009) e Corralillo Rosarios Blend (2009).

Sobre o hotel
O Tierra Atacama Hotel & Spa une conforto, modernidade e qualidade em todos os serviços, além de uma variada programação.

Para os momentos de descanso e relaxamento, o Uma SPA conta com os melhores tratamentos corporais baseados nos elementos naturais do deserto como areia e sal para esfoliações, barro vulcânico para eliminar as toxinas da pele e uso das ervas locais nas massagens, além de saunas, piscinas e uma jacuzzi.

A decoração do hotel, de extremo bom gosto, respeita a cultura local para preservar a história e tradição dos antigos habitantes da região e conferir um clima ainda mais chileno às dependências. As paisagens que cercam o Tierra Atacama podem ser admiradas pelos turistas em todos os momentos, já que seus 32 apartamentos possuem belas vistas ao deserto e à cordilheira. De todos é possível, ainda, ver o espetacular vulcão Licancabur. À noite, a observação de estrelas é garantida no mirante do hotel.

O ambiente amigável, o ótimo serviço, as delícias culinárias - preparadas com os melhores produtos chilenos - e a extensa lista de vinhos selecionados pela enóloga do hotel são, sem dúvida, o convite que faltava para aqueles que sempre desejaram conhecer um dos lugares mais incríveis do mundo.

Mais informações podem ser obtidas no site www.tierraatacama.com ou com os principais operadores de turismo brasileiros.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em