Evento gastronômico marca início da temporada de verão em Búzios (RJ)

Exposições e menus especiais são destaque no Porto da Barra Búzios Gourmet, que acontece até o dia 4 de dezembro

  
  
Praia Porto da Barra

O balneário de Búzios, na Região dos Lagos fluminense, ganhará um charme a mais durante dez dias para comemorar a abertura do verão 2012. A partir desta sexta-feira, 25 de novembro, até o dia 4 de dezembro, a primeira edição do “Porto da Barra Búzios Gourmet” proporcionará um espaço para gastronomia de alta qualidade, cultura, relacionamento, networking e entretenimento. O local, que já é referência em Búzios, será ideal para relaxar e descontrair ao lado de amigos e da família. Serão 13 restaurantes participantes que terão um menu especialmente preparado por renomados chefs, com o visual paradisíaco da praia de Manguinhos como cenário de fundo. O evento tem parceria da Secretaria de Turismo de Búzios.

Os estabelecimentos uniram-se e trouxeram a este evento gastronômico e cultural, o life-style carioca agregado a sofisticação despojada à beira mar. Cada um dos 13 restaurantes, que hoje integram o complexo em Manguinhos, criou um prato exclusivo para o festival, que terá menu com preço fixo. De segunda a quarta-feira, das 18h às 24h, os pratos custarão R$ 20, com uma taça de vinho incluída; e de quinta a sábado, no mesmo horário, o preço será de R$ 28, também com taça de vinho. Além disso, o evento traz um espetáculo à parte através das intervenções artísticas que estarão acontecendo “in live”, sob a curadoria do renomado artista Vilmar Madruga; e pockets shows de jazz, blues, bossa, MPB, samba jazz, pop jazz e fusion com a banda “Blues Label” formada por: Nicolau Bachá (bateria), Allfredo Lima (guitarra), Rolando de Lamare (baixo).

Conheça o menu exclusivo do Porto da Barra Búzios Gourmet – Abertura Verão 2012:

Anexo Praia Búzios (chef: ) - Risoto de Bacalhau Crocante: regado ao vinho branco, com queijo parmesão e lascas de bacalhau crocante, finalizado com ervas finas e salsa

Bar do Mangue (chef: ) - Filé ao Funghi com Penne Rigati na Salada

Captains Sabores do Mar – Grelhado de Lagostins, com risoto de abóbora, mini rúcula e mascarpone

Carioquice (chef: ) – Moqueca Carioca: pedaços de filé de peixe e camarão ao molho de leite de coco e gengibre com arroz branco

Escritório (chef: ) – Escondidinho de Batata Doce com Bacalhau (acompanha salada verde crocante)

Juanito (chef: ) – Rocambole de Salmão e Namorado com Arroz Primavera

O Hedonista (chef: ) – Frango Laranjeira: filé de frango em arroz de laranja com redução de shoyo e gengibre

Pizzaria Famiglia Pizzi (chef: ) – Escalopes de Mignon Suíno, servidos ao molho de funghi e shitake, com paglia e feno ao alho e óleo

Quadrucci (chef: ) – Costela Assada em baixa temperatura com risotto de espinafre e pancetta

Trattoria Primitivo (chef: ) – Peperoni Ripieno: pimentões amarelo e vermelho recheados com risotto de bacalhau, acompanhados de purê de batatas e coração de alcachofra

Valdívia (chef: ) – Tagliatelle Verde com Camarões VM, ao molho picante de açafrão e pimenta jalapenha

Zorro’s (chef: ) – Morangos frescos com chocolate, sorvete de creme, chantilly e cereja

Zuza (chef: ) – Duo de Risottos Cítricos: camarão com tangerina e manjericão; e lula ao limão siciliano com gengibre

Intervenções Artísticas: Um Porto de Imagens
No próximo dia 25, durante o Porto da Barra Búzios Gourmet 16 artistas contemporâneos do Rio de Janeiro, Búzios e Niterói estarão apresentando a exposição Impossível e Necessário. Trata-se de uma intervenção coletiva nos diversos espaços do Porto da Barra, em Manguinhos, onde os artistas integrarão suas obras à paisagem e a bela arquitetura do lugar.

A mostra tem curadoria do artista plástico Vilmar Madruga que depois de 20 anos na Rua das Pedras, há um ano mudou para ali seu atelier. Impossível e Necessário pretende sugerir o olhar do espectador para novos campos onde é possível se dar a experiência artística. Assim, objetos, instalações e esculturas estarão ocupando jardins, salas, varandas, troncos e arbustos do Porto da Barra. Estão confirmadas as participações dos artistas Paulo Mattar, Anette Fernandes, Graziella Andreani, Keiko Mayama, Ilcio Lopes, Eda Miranda, Maria Cherman, Guilherme Portella, Luzia Velloso, Lauren Cunha, Josete Cherene, Maria Lucia Maluf, Bianca Madruga, Robson Martins e Katia Jacobson. O grupo tem passagens pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Oficina de Gravura do Ingá e exposições nacionais e internacionais em Milão, Paris, Nova Iorque e Luxemburgo. O joalheiro Paulo Nogueira será um dos artistas de Búzios convidado para o evento. Numa referencia ao evento gastronômico o artista estuda a possibilidade de apresentar jóias comestíveis. Vale à pena conferir.

O local escolhido:
Porto da Barra (http://www.portodabarrabuzios.com.br)
Considerado o ponto de encontro em Búzios de pessoas descoladas e bonitas vindas de diferentes lugares do mundo e do Brasil, o Porto da Barra, em Manguinhos, reúne os melhores restaurantes, lojas e galerias de arte.

Além da boa mesa, o projeto paisagístico e o cenário do espaço valem a visita. A área de 14 mil metros quadrados de muito verde e à beira-mar se transforma ao longo do dia. O ápice é durante o pôr do sol, quando o espetáculo pede e merece um brinde com os pés na areia! Quando escurece, o clima descontraído do almoço se transforma em puro romantismo. As velas tomam conta das mesas dos restaurantes enquanto os decks e as passarelas de madeira em meio às árvores nativas ganham iluminação especial. O jantar pode ser servido na parte interna ou nos espaços ao ar livre, sob um céu sempre estrelado.

Todo o cuidadoso projeto, assinado pelo arquiteto Octávio Raja Gabaglia, teve como foco a preservação do meio ambiente e das tradições. A área do Porto da Barra abriga um pequeno mangue onde hoje vivem caranguejos, peixes e até camarões; e a Colônia de Pescadores, antigo mercado de peixe de Búzios que funciona a pleno vapor. A arte também marca presença no Porto da Barra.

Serviço
PORTO DA BARRA BÚZIOS GOURMET – Abertura Verão 2012
25/ nov a 04/ dez
das 18h à meia-noite
Rua José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – Manguinhos
Armação dos Búzios – RJ

Fonte: Monte Catelo Ideias

  
  

Publicado por em