Expofruit 2009 traz pela primeira vez festival gastronômico

Até sexta (5), cinco restaurantes do município de Mossoró (RN) oferecem cardápio refinado, à base de frutas regionais, durante o Festival Gastronômico AgroSabor

  
  
Frutas como abacaxi, manga e melão integram o cardápio

Camarões salteados, massa de batata ao forno, cubinhos de beterraba e molho de maracujá. Essas são algumas das iguarias que podem ser degustadas até esta sexta-feira (5) no Festival Gastronômico Agrosabor, que é realizado durante a ‘Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada’, a Expofuit 2009, em Mossoró (RN).

Os pratos criados pelo chef de cozinha e consultor gastronômico Eugênio Contidio têm como proposta oferecer aos visitantes um cardápio refinado, à base de frutas regionais, e com preço acessível: R$ 8 a porção.

Esta é primeira vez que o Agrosabor integra as atrações da Expofruit. Fazem parte do festival gastronômico os restaurantes Maison Buffet, Moinhos, Xerifes, Seleto, além do Tábua de Carne. “São estabelecimentos que fazem parte do ‘Turismo Melhor’, programa desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O objetivo do programa é elevar a qualidade dos serviços prestados por empresas que atuam no turismo do Estado, por meio de consultorias e treinamentos”, explica a gestora do Programa de Turismo do Sebrae/RN, Sergina Fernandes Dantas.

Apesar de inédito na Expofruit, o Festival Gastronômico Agrosabor já foi realizado em Mossoró durante a edição 2008 da Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae; e nas edições da Festa do Boi, que acontece no mês de outubro em Parnamirim (RN). "O Agrosabor foi um grande sucesso em outras feiras e resolvemos trazer a experiência para a Expofruit", diz a gestora.

Os alunos do curso de Gastronomia da Universidade Potiguar (UNP) ficaram responsáveis por apoiar os restaurantes na fase do preparo dos pratos. Ao fim do festival, as receitas criadas poderão compor definitivamente o cardápio dos cinco restaurantes. É o caso do restaurante Tábua de Carne, criado há 18 anos, e que hoje possui uma rede com quatro unidades, sendo duas em Campina Grande e uma em João Pessoa (PB), e agora outra em Mossoró (RN), a partir de agosto.

O chef de cozinha Eugênio Contidio foi contratado pelo Sebrae com a orientação de criar pratos de baixo custo com a utilização de frutas da região. “Usei nas receitas frutas como melão, abacaxi, manga e maracujá, que são de fácil manuseio, e contraste ou harmonização dos sabores”, explica o chef. Ele já trabalhou como cozinheiro na Embaixada da Itália, na cidade de Lisboa, em Portugal, e é o atual bicampeão do Festival Gastronômico de Martins (RN).

Sucesso

Um dos principais pratos da Tábua de Carne é o Filé de Sol feito, como o nome diz, com carne de sol e servido com arroz de leite, mandioca frita e farofa. “O prato foi desenvolvido há alguns anos na Festa do Boi e atualmente faz parte do nosso sucesso. Os festivais gastronômicos têm importante papel para fortalecer a nossa marca”, afirma Luiz Antônio Dantas, proprietário do restaurante.

O Agrosabor funciona das 18h à 00h durante os três dias da Expofruit. A entrada na feira e gratuita.

Serviço:
Festival Gastronômico Agrosabor
De 3 a 5 de junho
Horário - das 18h à 00h
Local - Expocenter – Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Olga Guimarães Semprini

Olga Guimarães Semprini

04/06/2009 23:33:30
Parabéns para o SEBRAE/RN por apoiar eventos que promovem o Turismo!!!

Olga Silva Semprini
Estudante do Curso de Gestão em Turismo Rural e Ecológico do Centro Universitário São Camilo, Cachoeiro de Itapemirim-ES.
Amo minha terra natal, Mossoró-RN!!!

Olga Guimarães Semprini

Olga Guimarães Semprini

04/06/2009 23:24:04
Mossoró, cidade do sal, do sol e da liberdade. Agora se destacando na gastronomia. Que maravilha!!! Parabéns para equipe EcoViagem!!!
Sempre com excelentes reportagens de turismo, o Brasil precisa de eventos como esses que divulgam coisas boas de nossa terra!!!
Olga Silva Semprini.
Estudante do Curso de Gestão em Turismo Rural e Ecológico do Centro Universitário São Camilo - Cachoeiro de Itpameirm-ES
Ps: Mossoroense de coração!!!

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Olga, O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais! Agradecemos o comentário. Portal EcoViagem