Expotur 2009: uma “viagem de sabores” pelo Espírito Santo

2ª Viagem Gastronômica – Evento que integra a programação da Expotur 2009 - Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do Espírito Santo

  
  

Qual o sabor do Espírito Santo? Num primeiro instante, a pergunta pode parecer fácil, uma vez que a moqueca já é lembrança onipresente na cabeça das pessoas. Mas é só dar uma voltinha de Norte a Sul do Estado que se percebe que a culinária capixaba é capaz de agradar aos mais apurados paladares. Então, deixe aflorar a gula e convide uma pessoa especial para um passeio: entre os dias 21 e 23 de maio, no Centro de Convenções de Vitória, você poderá conferir todos esses sabores durante a 2ª Viagem Gastronômica da Expotur – Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do ES.

Partindo do Sul capixaba, a viagem começa com o gostinho da região serrana. A Região Turística Montanhas Capixabas, formada por Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante promete levar o sabor da tradicional polenta para mais perto do público.

A gerente do Montanhas Convention & Visitors Bureau e representante do grupo, Andréia Rosa, explica: “vamos trabalhar a polenta com molho e queijo ralado, que é um prato bem típico da região. Para degustação, dentro do estande levaremos socol, que é um embutido de carne de porco, produzido em Venda Nova do Imigrante, além de tomates secos, queijos temperados, o café e os licores de Brejetuba, e também a camacâmia, o lombo defumado, o doce de jaca e os biscoitos da região”. O objetivo, segundo ela, é resgatar as delícias das culturas alemãs e italianas que colonizaram as montanhas do Estado.

Mais ao Norte, os municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama – que formam a Região Turística do Verde e das Águas - prometem transformar a 2ª Viagem Gastronômica em uma grande propriedade rural. De lá, os visitantes poderão provar a mussarela de búfala, a banana chips, o beijú, a rapadura e licor de café, algumas especialidades do grupo.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região do Verde e das Águas, Fabrício Ceolin, além disso, o estande da região será inspirado no turismo rural, aliando as belas paisagens aos costumes locais.

A promessa dos expositores da Região Turística Doce Terra Morena é fazer de Vitória uma “sucursal nordestina”. Os municípios de Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo prometem trazer a Vitória as delícias do sertão, com muita carne de sol e mandioca. "Vamos fazer uma exposição compatível com o que temos a oferecer e o visitante poderá degustar nossos produtos", garantiu o coordenador do grupo, Jéfferson Monfardini Sellin.

Dos estandes da Região Turística das Pedras, Pão e Mel se pode esperar também muita coisa gostosa. É o que assegura Otamir Carloni, coordenador do grupo que engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério. Os municípios já estão com as panelas aquecidas e as quituteiras a postos para transformar a 2ª Viagem Gastronômica em um festival variado, que inclui brote com doce de leite, rapadura e mel, além de pratos salgados como a taiadela veneziana e o caldo de galinha.

A viagem termina no extremo Norte capixaba, quando chegamos à Região Turística dos Imigrantes, formada por Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã. Na linha de chegada, o visitante poderá se deliciar com o inholim italiano, as cachaças de Santa Leopoldina e São Roque do Canaã, os vinhos de Santa Teresa além dos biscoitos artesanais que também dão à região – e a essa viagem – um sabor de “quero mais”.

Após completar o circuito gastronômico, o visitante ainda poderá ajudar a eleger o melhor estande regional do Espírito Santo. No dia 23 de maio, será entregue, pela primeira vez, o Prêmio Estande Top Região. A votação é aberta ao público nos terminais eletrônicos sinalizados na área da Expotur.

A Expotur

Considerada o maior evento do trade turístico capixaba, a 5ª Expotur - Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do Espírito Santo vai reunir, num mesmo espaço, opções de entretenimento, música e geração de negócios. Dez regiões turísticas do Espírito Santo – reunindo os 78 municípios – vão expor suas potencialidades e projetos para captação de turismo e investimentos.

Durante a Feira, eventos paralelos integram a programação de forma a oferecer, aos mais diversos públicos - investidores, clientes, empresários, visitantes - um mix de oportunidades e uma vitrine do turismo capixaba. Entre esses eventos, estão o 4º Salão da Aventura, do Eco e do Agroturismo, a 2ª Viagem Gastronômica, o 4º Encontro Internacional de Negócios em Turismo e o 4º Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Turismo do ES.

Durante o evento, serão conhecidas as empresas destaques no segmento, com a entrega do 4º Prêmio Top Tur, no dia 22 de maio a partir das 19h. A votação é on-line até dia 15 de maio no endereço www.expotur-es.com.br e quem participa da votação são pessoas e empresas que compõem o trade.

SERVIÇO
2ª Viagem Gastronômica – Evento que integra a programação da Expotur 2009 - Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do Espírito Santo
Data - 21 a 23 de maio
Local - Centro de Convenções de Vitória
Entrada - R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia-entrada). Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, em uma das agências credenciadas da Abav-ES.

Fonte: Mariana Flores – (27) 9903 7673
Cria Comunicação

  
  

Publicado por em