Festa do Pêssego tem mais de 30 mil visitantes em Porto Alegre

Está chegando ao fim a 27ª Festa do Pêssego de Porto Alegre e 20ª Festa Estadual do Pêssego. O próximo sábado, 19, e domingo, 20, serão os últimos dias para conferir a programação

  
  
Festa do Pêssego

Está chegando ao fim a 27ª Festa do Pêssego de Porto Alegre e 20ª Festa Estadual do Pêssego. O próximo sábado, 19, e domingo, 20, serão os últimos dias para conferir a programação, que acontece no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340, bairro Vila Nova), das 9h às 20h. Cerca de 36 mil pessoas já visitaram o local, que conta com 16 expositores, praça de alimentação, bancas de artesanato, indústria e comércio – tudo com origem no município, que é o maior produtor de pêssego de mesa entre as capitais do país.

Até o momento, foram comercializadas 72 toneladas de frutas, e conforme a coordenação do evento, a expectativa é de um faturamento ao redor de R$ 450 mil. Além de pêssegos, estão à disposição do consumidor morangos, flores e hortaliças, produzidas e oferecidas diretamente por agricultores da Capital. Há ainda uma variedade de produtos orgânicos de origem vegetal – desenvolvidos pela Divisão de Fomento Agropecuário (DFA) da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), junto aos produtores ecológicos de Porto Alegre.

A festividade é uma iniciativa da prefeitura, por intermédio da DFA/Smic, em convênio com o Sindicato Rural de Porto Alegre. O projeto tem apoio da Emater-Ascar e do Sistema Farsul. O prefeito José Fortunati, durante a solenidade de abertura, dia 6, destacou que os agricultores merecem reconhecimento por manter a produtividade em solo porto-alegrense, lembrando que a cidade é a segunda capital com maior área rural. Fortunati reforçou ainda a qualidade dos alimentos cultivados na Capital. "A prefeitura mantém importante parceria com os agricultores e com as entidades do setor, incentivando uma atividade sólida e próspera, responsável por sustentar uma alimentação de boa qualidade", afirmou.

Para o titular da Smic, Valter Nagelstein, a vocação da agricultura consolida-se na cidade, que contará com uma supersafra de 1,6 mil toneladas de pêssegos. Em 2011, a produção baseia-se em uma área de plantio de mais de 120 hectares, com perspectiva de venda acima de 125 toneladas, superando a soma do último ano.

Centro Histórico
A venda de flores e frutas produzidas no município continua, de segunda a sexta-feira, no Largo Glênio Peres – em frente ao Mercado Público. No local, o consumidor poderá adquirir os itens com preços diferenciados. As principais variedades de pêssego comercializadas neste ano serão as de polpa branca (Premier, Pampeano, Charme e Sulina) e amarela (Maciel, Granada, Vanguarda e Peach). Segundo o coordenador da DFA/Smic, Antônio Bertacco, as condições climáticas favoreceram o aumento da produção, com um inverno mais rigoroso – temperaturas abaixo de 7ºC – e chuvas regulares no período de colheita.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

  
  

Publicado por em

Clei

Clei

20/11/2011 12:22:11
Não tem o preço do ingresso.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, para mais informações entre em contato com a Prefeitura de Porto Alegre. Atenciosamente, Equipe EcoViagem