Festival promoverá gastronomia da Costa do Descobrimento

Evento será lançado oficialmente nesta quinta-feira (16), na Casa de Portugal, em São Paulo, para imprensa e operadores de turismo

  
  

Nem só de belezas naturais e marcos históricos vive a região onde nasceu o Brasil. A Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, também é pródiga em sabores e recanto de uma diversificada gastronomia. Para promover a rica culinária local, que mistura temperos e estilos das mais variadas partes do mundo, e potencializar ainda mais a atratividade de um dos mais cobiçados destinos turísticos nacionais, será realizado o 5º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, de 18 a 31 de julho.

Iniciativa do Sebrae em parceria com as prefeituras de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, Senac-BA e Congrebahia Eventos, o festival será lançado oficialmente na Casa de Portugal, em São Paulo, nesta quinta-feira (16), quando será apresentado à imprensa e operadores de turismo.

O 5º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento será realizado nas cidades de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, onde 30 restaurantes estarão apresentando novos pratos em homenagem ao tema do evento deste ano: a Carta de Pero Vaz de Caminha. “Nesta terra, em se plantando, tudo dá”, como registrou o escriba da Coroa Portuguesa que acompanhava Cabral, os chefs estarão explorando a criatividade na composição de iguarias que contenham ingredientes da culinária portuguesa e indígena.

Em paralelo ao circuito dos restaurantes, haverá uma série de eventos. Com grande repercussão no ano passado, a ‘Maior Moqueca do Mundo’ será produzida novamente, só que dessa com o dobro do tamanho de 2008, quando foram utilizados 140 quilos de peixe para servir 800 pessoas. A expectativa é que dois mil comensais degustem a moqueca, que será servida num campo de futebol em Belmonte. A comilança será animada com um show do sambista Dudu Nobre.

Para os paladares mais sofisticados, haverá os glamorosos festins, jantares feitos por chefs de renome nacional e internacional para até 120 convidados. Os mestres da gastronomia também terão a sua criatividade e capacidade de improviso à prova no ‘Desafio dos Chefs’. Numa casa de show, em clima descontraído estimulado pela humorista Fabiana Carla, os artistas da culinária vão ter que criar pratos a partir de ingredientes que lhe serão sugeridos na hora.

No encantador e charmoso Arraial d’Ajuda, será montada a ‘Cidade da Gastronomia’. Nela haverá estandes, barracas e bares, nos quais o visitante poderá degustar pratos variados de outras cidades brasileiras onde também são realizados famosos festivais gastronômicos, como Tiradentes, Parati e Gramado. Além disso, haverá a possibilidade de apreciar o artesanato baiano e experimentar a cachaça de qualidade produzida na Bahia.

Para aqueles que também desejam conhecer mais profundamente e até se iniciar no mundo da gastronomia, o Senac-Ba vai montar na ‘Passarela do Álcool’, em Porto Seguro, a Escola Gastronômica. Nela o público visitante terá oportunidade de participar de oficinas e palestras sobre o universo da culinária, além da degustação de produtos.

Na avaliação do coordenador da carteira de economia criativa do Sebrae na Bahia, Richard Alves, o festival valoriza a cultura e a culinária local, aumentando a atratividade do turismo e gerando negócios para os restaurantes da região. De acordo com o diretor da Congregabahia, Guto Morais, a venda de pratos cresceu mais de seis vezes de 2007 para 2008 no período. “No ano passado, foram comercializados nove mil pratos nos restaurantes que participaram do festival, enquanto, em 2007, foram 1,5 mil”.

O proprietário da Barraca Maré, Eduardo Oberlander, que participa desde o primeiro festival, confirma o incremento de movimento em seu estabelecimento durante o evento. “O sucesso do festival tem sido crescente, ano a ano”. Segundo ele, o festival estimula os restaurantes a criar novas receitas. “Os pratos que lançamos, passam a integrar nosso cardápio”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
Sebrae/BA - (71) 3320-4300
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em