Festival revela riqueza gastronômica da Costa do Descobrimento

Dudu Nobre será uma das atrações do evento, que terá a maior moqueca do mundo

  
  

Comida francesa, italiana, japonesa, além da baiana e da mineira. A diversidade da culinária da Costa do Descobrimento, na Bahia, é grande e atrai todos os anos muitos turistas que vão em busca não só das belas praias e dos sítios históricos, mas também dos sabores regionais. De 18 a 31 de julho os restaurantes da região participam do 5º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento.

Distribuídos por Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, no extremo sul baiano, 30 estabelecimentos apresentarão novos pratos que levam no sabor iguarias portuguesas e indígenas, fazendo assim 'uma homenagem à certidão de nascimento do Brasil' que, aliás, este é o tema do evento este ano.

O festival gastronômico é realizado pelo Convention & Visitors Bureau e organizado pelo Congregabahia. A iniciativa, que começou com o Sebrae/BA em 2005, conta também com a parceria do Senac e das prefeituras locais da Costa do Descobrimento.

De acordo com Guto Morais, produtor da Congregabahia Eventos, nesta quinta-feira (18) os restaurantes começam a servir os pratos e a passa a funcionar a Cidade da Gastronomia, em Arraial D'Ajuda, onde acontecem manifestações culturais.

No período do festival, ainda nos restaurantes, uma peça será encenada por um grupo de teatro de Porto Seguro, abordando a gastronomia da Costa do Descobrimento, com o tema 'o que Pero viu e não contou'. Além disso, uma escola de gastronomia será montada pelo Senac na Passarela do Álcool, em Porto Seguro, para atender quem deseja conhecer melhor o mundo da gastronomia.

Este ano haverá também três festins. Os jantares para os apreciadores da alta gastronomia vão ser preparados por Márcio Moreira Santos, Alessandro Segato e Flávia Quaresma, chefs de renome nacional e internacional. No dia 30 de julho será lançada a 6ª edição do festival, que acontece em 2010. Na mesma noite os chefs da gastronomia local colocarão a criatividade a prova no 'Desafio dos Chefs', uma espécie de duelo, quando pratos terão de ser preparados na hora para os convidados.

Dentro da programação do festival, a maior moqueca do mundo é destaque no evento. Em 2008 foram utilizados 140 quilos de peixe para servir 500 pessoas. Já este ano serão 180 quilos de peixe para duas mil pessoas. A maior moqueca do mundo será preparada e servida em Belmonte na sexta-feira (19), embalada pelo show do sambista Dudu Nobre.

Para Guto Morais, a proposta é que o festival se torne um evento propulsor do turismo na região. “Fazer com que as operadoras conheçam e comercializem o produto Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento é a nossa próxima meta”.

Segundo Patrícia Martins, gerente executiva do Convention & Visitors Bureau, o festival aumenta o fluxo de turista e gera negócios na região. “Por isso, buscamos incrementar a cada ano o evento”. Ela ressalta que a parceria com o Sebrae/BA no festival é imprescindível, já que a entidade apoia as atividades ligadas ao segmento turístico.

Na avaliação de Richard Alves, coordenador estadual de Economia Criativa do Sebrae/BA, a diversidade gastronômica da região é muito grande. “Por isso o Sebrae resolveu valorizar esta rica culinária. Há cinco anos, quando começamos com esta iniciativa, o objetivo principal era estimular a circulação de turistas na Costa do Descobrimento”.

Para Enivaldo Piloto, gestor de projetos do Sebrae/BA na Costa do Descobrimento, desde que o festival foi criado, os empresários da região têm se preocupado em inovar, buscando capacitação para atender a demanda do evento. “O festival vem incentivando os empresários do ramo gastronômico à cada ano criar e inovar nos pratos servidos, para conquistar o paladar dos clientes”.

Para quem participa do festival desde a primeira edição, a cada ano a expectativa aumenta quanto à aceitação dos apreciadores da boa culinária. Eduardo Oberlaender, da Barraca Maré, de Porto Seguro, comentou que está satisfeito com o nível do evento. Fabrizzio Abbate, do restaurante Don Frabrizzio, em Arraial D'Ajuda, constata que o festival atrai muitos turistas para a região, além de ser um incentivo à gastronomia.

Serviço:
Sebrae na Bahia - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em