Gastronomia é destaque no II Salão Mineiro do Turismo

A gastronomia é uma das maiores riquezas de Minas Gerais e uma das principais motivações do turista.

  
  

Realizado nos dias 03 e 04 de abril, pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, o II Salão Mineiro de Turismo contará com a Área da Gastronomia - espaço de convivência voltado para degustação de sabores típicos da gastronomia de Minas. O objetivo do Salão Mineiro é fomentar o turismo interno no Estado e apresentar para o público belo-horizontino uma síntese dos atrativos turísticos de todas as regiões de Minas Gerais.

Em parceria com a Setur, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes -(ABRASEL MG) - será responsável pelo espaço, que contará com a presença dos seguintes estabelecimentos: Ao Forno, Chispita Alimentos, Delícias na Brasa e Gran Maison. Para o público presente será oferecido um variado cardápio que inclui tradicionais delícias mineiras como pão de queijo, pamonha, feijão tropeiro, escondidinho de carne de sol, sanduíches, doces mineiros e, é claro, um delicioso cafezinho. Tudo isso num ambiente muito agradável, decorado com temática típica de Minas e que contará com apresentações musicais (voz e violão, roda de viola, sanfoneiros), contadores de causos, dança e folclore.

A gastronomia é uma das maiores riquezas de Minas Gerais e uma das principais motivações do turista. “Valorizar nossa diversidade cultural através da gastronomia é uma das maneiras de demonstrar que Minas é um Estado completo. Aqui, o turista é recebido com mesa farta e muita hospitalidade. É isso que queremos evidenciar no Salão Mineiro do Turismo”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Gastronomia mineira

A gastronomia mineira já se tornou referência para o turista nacional e internacional. Em todos os 853 municípios mineiros, é possível provar dos quitutes e quitandas feitos por mãos habilidosas, de gerações que se revezam nos fazeres de cozinhas centenárias, transformando a culinária em um diferencial para quem visita o Estado.

Durante todo o ano é possível conhecer destinos de cultura, história, natureza e, em especial, gastronomia. De janeiro a dezembro, festas, encontros gastronômicos e festivais são realizados em diversas cidades mineiras. Milho, morango, pequi, vinho, queijo, biscoito, carne, banana, jabuticaba, ora-pró-nobis, café, cachaça: tudo é motivo de festa e inspira um festival, que atrai grande número de visitantes.

Mostra do turismo do Estado

O Salão Mineiro de Turismo será uma mostra dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas, e um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado. No encontro haverá espaço de discussão e palestras, voltado para gestores públicos e empreendedores do turismo, sobre os avanços, modelos de gestão e novidades no setor.

Além de divulgar o turismo de Minas, o Salão será uma oportunidade de fortalecimento e apresentação dos trabalhos das Associações dos Circuitos Turísticos. O evento contará com: Espaço dos Destinos Turísticos, Manifestações Culturais, Espaço de Comercialização, Armazém Minas Gerais, Espaço Gastronômico, Espaço do Conhecimento, Clínica Tecnológica e áreas sobre Linhas de Financiamento e Turismo de Negócios. A expectativa da Secretaria de Estado de Turismo é de um público de 10 mil pessoas.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 03 de abril, às 10 horas, no Auditório Topázio no Minascentro. A feira é aberta ao público em geral e terá funcionamento no dia 03 de abril das 12hs às 20hs e no dia 04 de abril, das 10h às 18h. Para mais informações e credenciamento, acesse www.turismo.mg.gov.br.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em