I Circuito de Gastronomia Rural do Brejal/RJ é destaque para o início de abril

O evento também apresentará música, artesanato e produtos rurais

  
  
Parreiral no Brejal

Que tal desfrutar do charme de um local calmo e preservado, com clima ameno e uma variedade incrível de pássaros, borboletas, animais silvestres, além do verde exuberante da mata, aliados a uma deliciosa programação gastronômica? Isso será possível no I Circuito de Gastronomia Rural do Brejal, que será realizado nos dias 02 e 03 de abril nesta localidade rural do distrito da Posse, em Petrópolis.

Promovido pela Associação do Circuito Caminhos do Brejal em conjunto com a Associação dos Produtores Rurais e apoiado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o evento tem como objetivo realizar uma confraternização entre moradores e admiradores do Brejal e acontecerá no anexo ao lado da igreja, ponto de encontro da comunidade local. De acordo com a moradora Daiana Pimentel, a ideia desse circuito é muito boa para a região. “Com a divulgação dessas atividades realizadas no Brejal e participação da população podemos mostrar aos turistas e veranistas o que temos a oferecer”, falou Daiana.

Para Relindes Fonseca, diretora da Associação Sócio-Educativa e de Turismo Eco-Rural do Circuito Caminhos do Brejal, essa união só traz benefícios para a região e para os próximos eventos que pretendem realizar. “Ao atuarmos juntos, podemos ter mais ideias e soluções para cada decisão em relação ao Brejal. A participação da comunidade nas oficinas e a possibilidade do contato entre produtor e seus vizinhos, amigos e visitantes, cada um deles um cliente final de seus produtos, são muito importantes”, disse.

O Brejal é o lugar perfeito para se conhecer a diversidade do meio rural e passar momentos de prazer em contato com a natureza. É um importante centro de produção agrícola, fonte de matéria-prima para o Vale dos Gourmets (pólo gastronômico de Petrópolis) e fornecedor de supermercados e mercados em cidades vizinhas. Destaca-se pela variedade de produtos como ervas finas, trutas, conservas, escargots, café e legumes orgânicos, além da criação de cavalos e centro de artesanato.

Várias atividades ligadas à natureza permitem ao visitante tirar o máximo proveito desse meio ambiente privilegiado: caminhadas, cavalgadas e passeios de jeep estão entre as atrações. O Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal foi implantado em 2002 com o objetivo principal de promover, através do turismo, mais uma fonte de renda aos moradores e produtores do local, melhorando a qualidade de vida e evitando o êxodo. “O turismo rural já está mais difundido pelo Brasil. Estamos dentro do Plano Diretor de Turismo de Petrópolis e somos apoiados pela Fundação de Cultura e pelo Convention Bureau. Além do mais, através do Grupo de Trabalho do Brejal, formado pelos moradores e veranistas, temos solicitado constantemente um maior apoio à região junto às autoridades públicas, com o objetivo de melhorar nossas estradas, principal meio de escoamento de nossos produtos, e outros serviços como luz, telefone e Internet”, explicou Relindes.

Na programação, visitas ao Ateliê e Oficina Arte em Comum (artesanato local), Floricultura Brejal (bromélias), Escargots Invernada (degustação de "Escargot à la bourguignonne" ), Jeep Tour (passeios de jeep pelo circuito), Produtores Rurais (legumes e verduras orgânicos), Provence (ervas desidratadas, especiarias e mostardas temperadas com ervas, azeites com ervas, mel com alecrim), Sítio Shangrilah (degustação de pimenta em conserva, condimento tipo alcaparra e pão caseiro), Trutas do Firmeza (destaque do evento com oficina de “truta grelhada com molho de ervas Provence” a R$ 20,00), Grupo Brejal (oficina de compotas aberta à comunidade, utilizando produtos locais como abóbora, banana e chuchu) e Ateliê Shangrilah (oficina de pão caseiro aberta à comunidade).

“Sendo nascido e criado no Brejal, descendente dos colonizadores deste maravilhoso e bucólico lugar, fico muito feliz em apoiar o evento, participar ativamente do desenvolvimento sustentável e promovê-lo, levando seu nome para todo o Brasil. Participem!”, comentou entusiasmado o presidente do PC&VB, Flávio Câmara. “Venham prestigiar o Brejal! Produtos fresquinhos, variados, direto do produtor. A região de Petrópolis é riquíssima em paisagens, boa mesa e gente tranquila”, convidou Relindes.

Fonte: Petrópolis Convention & Visitors Bureau

  
  

Publicado por em