Inverno de 10º esquenta festa no interior da Paraíba

Comida regional e a bebida mais famosa da cultura nordestina serão as atrações do Festival da Galinha e da Cachaça

  
  

As delícias das receitas feitas com a galinha de capoeira, regadas a goles da mais autêntica cachaça, degustadas sob as temperaturas amenas do inverno brejeiro da Paraíba. É assim que o ‘Roteiro Caminhos do Frio-Rota Cultural’ abre em grande estilo a programação 2009. O município de Alagoa Nova, a 100 km da capital João Pessoa, será palco da ‘Festa da Galinha e da Cachaça’, que iniciou as atividades nesta quinta-feira (16). O evento, que segue até dia 19, espera atrair cerca de 50 mil pessoas de toda a região e de Estados vizinhos.

A abertura do evento será ao som da Escola de Música Maestro José Gomes de Aquino, no ginásio O Moraesão, às 18h. No mesmo ambiente, os visitantes poderão curtir uma feira de artesanato e produtos da terra, com a degustação de bebidas do espaço ‘Cachaçaria do Brejo’, que reunirá cerca de 20 produtores, e das receitas de galinha na ‘Vila Gastronômica’, além de uma feira de produtos agroecológicos da região.

“No espaço dedicado à gastronomia estarão presentes seis grandes restaurantes para atender ao público. O prato mais apreciado com certeza será a galinha guisada à cabidela, acompanhada de arroz mole, feijão verde e salada. Uma verdadeira delícia!”, comenta Vânia Galdino, gestora de turismo do município de Alagoa Nova.

O lançamento da Rota ainda contará com apresentações culturais de dança, quadrilhas juninas, teatro de bonecos e um grande show, que começará às 23h, com os famosos forrozeiros Sirano e Sirino, Banda Encantus e Fio Dental, no Parque da Lagoa.

A tradicional Festa existe desde 2005 e surgiu como uma reunião anual, no mês de dezembro, de conterrâneos do município, com uma grande galinhada. “A proporção do evento cresceu e, quando surgiu o Caminhos do Frio, tivemos a oportunidade de agregar a Festa ao calendário do Roteiro. Foi mudado o mês e este ano agregamos os sabores da cachaça”, explicou Vânia.

A programação na cidade contará ainda com a Semana da Cultura, até dia 15, com o programa ‘Cinema na Escola’, espetáculos de teatro, dança, trilhas ecológicas, visitas ao Engenho Serra Preta e com a realização de cursos. As capacitações incluem oficinas de fabricação da cachaça, com início no dia 13, curso de produção de galinhas e ovos caipiras, dia 14, e o curso de turismo rural e as oportunidades de negócios.

Frio e belas paisagens

Localizada no brejo paraibano, Alagoa Nova está a 650 metros de altitude, com temperaturas que chegam a 10° no inverno. O município chama atenção pela exuberância de sua natureza, que pode ser apreciada através de trilhas ecológicas e pela história dos engenhos de fogo vivo. Os turistas podem visitar as dependências do Engenho Beatriz, que produz a cachaça Serra Preta, e o Engenho Serra Preta, que produz a cachaça Dona Encrenca, além do doce de rapadura e o quentão.

As outras atrações ficam por parte da visitação ao belo conjunto arquitetônico do Casario Histórico e a Igreja Nossa Senhora de Santana. Vale a pena também fazer uma visita a Cooperativa de Artesanato da região e percorrer a trilha Camará, por onde passou a água da barragem. “Para quem deseja pernoitar em Alagoa Nova a dica é se hospedar no Sítio Sabiá. A outra opção seria ficar em pousadas das cidades circunvizinhas, como Campina Grande e Areia”, recomenda Regina.

Brejo em destaque

O ‘Roteiro Caminhos do Frio- Rota Cultural 2009’ pretende apresentar o potencial turístico de mais cinco cidades da região do Brejo paraibano, além de Alagoa Nova. As próximas cidades a receberem as atrações do Rota são: Areia, de 20 a 26, Bananeiras, 27 a 1º de agosto, Pilões, de 10 a 16 de agosto, Serraria, de 03 a 09 de agosto, e por fim em Alagoa Grande, 17 a 31 de agosto.

O Caminhos do Frio 2009 é uma parceria entre Sebrae na Paraíba, Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Secretaria de Segurança e Secretaria de Cultura, com a realização das prefeituras municipais.

Serviço:
Sebrae/PB – (83) 2108-1100
Programação Caminhos do Frio: www.sebrae.com.br/uf/paraiba.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em