Jovens empresários criam portal para amantes da gastronomia

Três cariocas lançam site interativo que já reúne mais de 2.400 restaurantes de várias capitais e cidades turísticas

  
  

Avaliar um restaurante com o olhar crítico de um especialista e ainda compartilhar experiências com amantes da boa cozinha. Com esta proposta, três jovens empreendedores cariocas lançaram, há dois meses, um portal sobre gastronomia. “O ComiAli.com é uma mistura de wikipedia, orkut e guia gastronômico”, define Paulo Klien Vega, um dos sócios.

A interatividade é um dos maiores atrativos. Qualquer visitante pode fazer seus comentários e ainda colocar vídeos e fotos pessoais. O portal já reúne mais de 2.400 restaurantes de várias capitais e cidades turísticas e também aceita dicas de novos lugares. O usuário pode recomendar ou criticar itens como a comida, o ambiente, serviço ou preço. Os melhores pontuados recebem até 5 estrelas. No blog, espaço oficial do site, entrevistas com chefs, curiosidades e novidades sobre o tema.

A idéia surgiu com a discussão diária dos sócios, amantes da boa mesa, para escolher um lugar para almoçar no centro do Rio. A princípio, eles cogitaram a possibilidade de lançar um guia de bolso para executivos. Mas a idéia evoluiu e, atraídos pela troca de experiência e maior alcance das informações, se decidiram pelo site.

Dos três, Paulo Vega é o único formado em administração de empresas com enfoque em empreendedorismo e publicidade. Em comum com os irmãos Gabriel e Pedro Peixoto, que são engenheiros, a paixão pela gastronomia e a vontade de ter o próprio negócio. Mas como nenhum deles tinha qualquer experiência à frente de uma empresa, agiram com cautela.

“Entre a idéia do guia de bolso e o lançamento do portal, foi mais de um ano de planejamento. Fizemos um plano de negócios que foi submetido tanto à análise de profissionais especializados, como de nossa família e amigos. Investimos cerca de R$ 300 mil reais da nossa poupança. Como dinheiro não cresce em árvore, todo cuidado era pouco”, brinca Vega.

A idéia tem chamado atenção. No primeiro mês, o portal recebeu mais de 50 mil visitantes e agora, os sócios comemoram uma parceria com o Outback, uma grande rede de restaurantes, presente em mais de 20 países. Os autores dos 80 comentários considerados como mais úteis serão presenteados com um voucher.

Com muitos planos para aprimorar o portal, como conceder prêmio aos lugares mais recomendados e abrir espaço para que os restaurantes possam divulgar seus próprios eventos e cardápios, os sócios acreditam que logo o negócio começará a atrair publicidade.

“O empreendedor pensa de um jeito diferente. Tem o olhar observador de um turista interessado em decifrar outra cultura e o da criança que sempre pergunta por quê. Tivemos a capacidade de enxergar uma oportunidade e coragem e motivação para fazer tudo acontecer”, avalia Vega.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9138 e 2107-9362 www.agenciasebrae.com.br
Comiali - (21) 9223 4119 / 3095 6637 www.comiali.com

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em