Lançada 4ª edição do Festival Brasil Sabor, em Belém/PA

O evento tem como objetivo mostrar e valorizar os sabores, aromas, formas e cores da comida nacional.

  
  

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Pa), Sebrae e Ministério do Turismo (MTur) promoveram o lançamento da 4ª edição do festival gastronômico Brasil Sabor - "Todos os sabores, uma só arte", na noite da segunda-feira (11), no Restaurante La Madre, em Belém.

O evento, que teve início no último dia 29 de abril e se estende até o próximo dia 31 de maio, tem como objetivo mostrar e valorizar os sabores, aromas, formas e cores da comida nacional. O festival faz parte do esforço entre a Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo, que deu origem ao Movimento Brasil Sabor, um conjunto de ações estratégicas que buscam a promoção e valorização da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo do país.

Repetindo o sucesso das edições anteriores, durante todo o período do Brasil Sabor 2009, os estabelecimentos participantes oferecerão ao público a preços diferenciados, um prato específico para o evento, que melhor represente o restaurante levando em consideração a especialidade da casa, as características e tradições de cada região. Os pratos são servidos nos próprios restaurantes conforme os horários de funcionamento de cada estabelecimento.

De acordo com o presidente da Abrasel-Pa, Fábio Sicília, três fatores são primordiais no evento. "Em primeiro lugar, o festival Sabor valoriza a culinária de cada região. Ele também otimiza da economia local, em virtude do maior consumo dos produtos da terra, e por fim, oferece grande visibilidade. O Brasil Sabor reúne milhares de estabelecimentos dos 27 estados do país, que faz dele o maior festival gastronômico do planeta", explicou.

Ainda segundo Fábio Sicília, "o evento promove o diferencial turístico de cada destino, as características que são de cada lugar. Além disso, gera um aumento no movimento dos estabelecimentos durante o período em que ocorre".

Para a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ann Pontes, a iniciativa fortalece a identidade paraense e o turismo na região. "O projeto Brasil Sabor, além de proporcionar a integração do setor de bares e restaurantes de nosso estado, possibilita oferecer ao turista, e ao público em geral, a genuína gatronomia paraense, que já se destaca em nível nacional e internacional, por utilizar ingredientes tipicamente regionais", afirmou.

A relação de restaurantes participantes do Festival, com endereço e horário de funcionamento, esta disponível no site do evento (www.brasilsabor.com.br). Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes em seu estado. Você terá acesso também à descrição do prato, com foto e preço. Além disso, encontrará as receitas de cada um deles, permitindo que prepare em casa o que mais gostar. Em Belém, são 22 pratos de diferentes estabelecimentos que reúnem o melhor da culinária paraense.

A Abrasel oferece ainda o Guia de Restaurantes do Brasil Sabor impresso. Este material será distribuído gratuitamente em lugares estratégicos, como aeroportos, postos de informações turísticas, hotéis, cinemas e nos próprios restaurantes participantes. No Pará, serão distribuídas 10 mil unidades do guia.

Fonte: Agência Pará de Notícias

  
  

Publicado por em