Livro propõe viagem pela gastronomia do Espírito Santo

Culinária capixaba ao sabor das correntes migratórias do Estado Vitória - Conhecer o Espírito Santo a partir das panelas, recuperando receitas clássicas do litoral e do interior e lançando um novo olhar sobre a gastronomia capixaba. Esses sã

  
  

Culinária capixaba ao sabor das correntes migratórias do Estado Vitória - Conhecer o Espírito Santo a partir das panelas, recuperando receitas clássicas do litoral e do interior e lançando um novo olhar sobre a gastronomia capixaba. Esses são os propósitos do livro que o Sebrae no Estado lançou na segunda-feira (20/11), durante o evento Sabor ES 2006, feira capixaba da gastronomia, da hotelaria e do turismo.

Elaborado pela historiadora Patrícia Merlo, "Em torno da panela: sabores do Espírito Santo" é resultado de pesquisas de campo e bibliográficas realizadas no ano passado. O livro propõe um passeio pelos aromas e sabores tradicionais da culinária capixaba e é destinado às pessoas interessadas na história, gastronomia e cultura do Espírito Santo.

A publicação recupera as diferentes receitas de cada região do Estado, desmistificando a idéia de que a gastronomia local se resume apenas à moqueca de peixe. Todas as receitas foram testadas e executadas pelo chef Alessandro Eller.

Além dos pratos típicos do litoral capixaba, "Em torno da panela: sabores do Espírito Santo"segue três eixos principais da imigração no Estado: italiana, alemã e sírio-libanesa. Foram selecionadas algumas receitas clássicas de cada grupo, desde polenta e agnolini, passando pelo eisbein (joelho de porco) e o chucrute, até os famosos quibes e a carne de cordeiro.

A parte final da edição apresenta receitas exclusivas criadas pelos chefs Juarez Campos, Alessandro Eller, Júlio Lemos, Bianca Calheiros, Sylvia Lis, Menezes, Dino Rosa e Denise Burns.

O livro é ilustrado com fotos de Ronaldo Rosemberg, profissional de imagens e edição com quase trinta anos de experiência. A criação, layout e editoração do livro foram executadas pela equipe de marketing do Sebrae no Espírito Santo, sob coordenação do gerente do setor, Eurípedes Pedrinha.

A Sabor ES 2006 esta sendo realizada de 20 a 22 de novembro, no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Informações: Sebrae (27) 3041-5591

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em