Livro sobre história dos sabores será lançado em Pernambuco

Livro editado em parceria pela Fundação Gilberto Freyre e Sebrae que conta as origens e influências dos alimentos no Estado será lançado nesta quinta (20)

  
  
Obra ilustrada traz mais de 200 receitas que vão de entradas a sobremesas

Os sabores, temperos, tipos de alimentos e o modo de prepará-los. As origens e heranças da culinária pernambucana. Todos esses ingredientes estão no livro Civilização do Açúcar - História dos Sabores Pernambucanos', da pesquisadora Maria Lectícia Cavalcanti, que será lançado na quinta-feira (20) às 18h no Museu do Estado.

O livro é resultado da parceria entre a Fundação Gilberto Freyre(FGF) e o Sebrae e integra uma das ações realizadas no projeto Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar. A obra traz mais de 200 receitas, que vão de entradas a sobremesas. O livro destaca as influências que o índio, o português e o africano deixaram no preparo desses alimentos. Belas fotografias de pratos ilustram a publicação.

A autora relata o tipo de alimentação que predomina em cada região do Estado: Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral. Na abertura de cada capítulo, Maria Lectícia escolheu citações de escritores e poetas sobre o tema. A coordenação editorial é da Fundação Gilberto Freyre.

Capacitação

Dentre as ações do Sebrae no projeto Civilização do Açúcar, estão previstas algumas palestras da Maria Lectícia Cavalcanti sobre a valorização da culinária pernambucana, destinada a equipamentos ligados à alimentação fora do lar, como por exemplo, alguns mercados públicos que, numa parceria entre o Sebrae e a Cia de Serviços Urbanos da Prefeitura do Recife, estão recebendo consultoria e capacitações previstas na área de segurança alimentar e Qualidade no Atendimento, nos Mercados do Cordeiro, Madalena, Casa Amarela, São José, Boa Vista.

'Civilização do Açúcar - História e Sabores Pernambucanos' dá continuidade a uma política editorial sobre o tema Civilização do Açúcar construída por meio de parceria entra a Fundação Gilberto Freyre e o Sebrae. Essa ação teve início em 2007 com o lançamento do livro 'Civilização do Açúcar', coletânea de textos de vários estudiosos. Em março deste ano foi lançado o livro 'Assombrações e Coisas do Além', de Fátima Quintas.

Serviço:
Local do lançamento - Museu do Estado de Pernambuco
Avenida Rui Barbosa, 960 - Graças - Recife/PE
Sebrae/PE - (81) 2101-8400

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em