Maceió recebe o III Nordeste Culinária

Objetivo do eventoi de três dias é divulgar a culinária nordestina, aquecer o mercado gastronômico e contribuir para o desenvolvimento dos profissionais do setor

  
  

Começou nesta terça-feira (28) na capital de Alagoas, Maceió, o III Nordeste Culinária, um dos mais importantes encontros do setor na região. O evento prossegue até quinta-feira (30) no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, num espaço organizado pelo Programa de Arranjos Produtivos de Alagoas, em parceria com a Associação de Culinária de Alagoas (ACAL). Os visitantes vão aprender a fazer alguns dos pratos mais cobiçados da culinária nordestina, em combinações de tirar o fôlego.

Que tal almoçar um Filé de tilápia com crosta de castanha de caju e coco, uma Tilápia com farofa de camarões envolta por couve sobre bananas grelhadas ou escalopinho nordestino com risoto de queijo coalho? Pode ser ainda lula recheada com tilápia sobre purê cremoso de macaxeira e para finalizar um Mousse de pinha com calda de licor ou Petit Gateua de Mandioca.

Essas e outras receitas, com os mais renomados chefs de Alagoas estão entre as principais atrações do III Nordeste Culinária, que tem como objetivo divulgar a culinária nordestina, aquecer o mercado gastronômico e contribuir para o desenvolvimento dos profissionais do setor.

No espaço organizado pelo Governo do Estado, Sebrae/AL e ACAL serão realizadas oficinas culinárias, onde renomados chefs de Alagoas ensinarão ao público receitas que misturam o regionalismo da culinária nordestina com o requinte da gastronomia moderna. Ao todo, serão preparados 12 diferentes receitas, todas tendo como base alimentos produzidos nos Arranjos Produtivos Locais de Alagoas. As oficinas serão realizadas entre 11h30 e 18h e as inscrições são gratuitas.

Para Ronaldo Moraes, coordenador do Programa de Arranjos Produtivos de Alagoas (PAPL) pelo Sebrae/AL, essa é uma forma de divulgar e valorizar os produtos dos Arranjos Produtivos Locais do Estado.

“É a grande oportunidade de conhecer a culinária nordestina, com ousadia e criatividade, além de uma ótima vitrine para divulgação, valorização e qualificação dos produtos e produtores dos APL. Isso com produtos alagoanos”, disse o coordenador.

Durante o Nordeste Culinária, serão apresentadas as novidades nas áreas de confeitaria, panificação, novas tecnologias e alimentos seguros, além de palestras e cursos. Segundo Simone Muniz, chef e organizadora do evento, com profissionais renomados e ousadia o evento promete uma viagem de informações e paladares.

“A meta é atualização e capacitação no mercado de alimento, através de palestras, aulas show, oficinas e concursos, valorizando a cultura e a gastronomia nordestina”, disse Simone.

Participam do evento nomes experientes da gastronomia alagoana, como André Generoso, Jorge Bandeira, Gustavo Rocha, Wanderson Medeiros, Thiago Maia, Simone Muniz, Marília Alves, além de outros renomados chefs brasileiros.

Serviço:
Sebrae em Alagoas - (82) 4009-1600
www.nordesteculinaria.com.br
Mais informações - (82) 9949-0270

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em