Mercadão de Belo Horizonte completa 83 anos neste feriado

Durante todo o evento, os participantes poderão apreciar atrações culturais, degustar os sabores e ainda conhecer atrativos turísticos e gastronômicos de todo o Estado

  
  
O tradicional Mercado Central comemora o seu 83° aniversário

O feriado de Sete de Setembro promete ser animado na capital mineira. Um dos principais ícones do turismo de Belo Horizonte, o tradicional Mercado Central, comemora o seu 83° aniversário. A programação do evento terá início às 10h e segue durante todo o dia com um bolo gigante na Praça do Abacaxi, chegada de cavalgada na Avenida Augusto de Lima e animados shows, como Lu e Tchelo, Alan e Alex, Copo Lagoinha, agitando o dia dos visitantes.

A iniciativa conta com a parceria do Governo de Minas, das federações do Comércio (Fecomércio Minas), das Indústrias (Fiemg) e da Agricultura e Pecuária (Faemg) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentro das ações de fortalecimento e divulgação da gastronomia mineira - um dos principais ícones da cultura e do turismo do Estado.

Durante o evento, que contará com palco e vários espaços de degustação, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fará exibição de vídeos com os atrativos do Estado para o público presente. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o Mercado Central é uma importante referência da gastronomia de Minas Gerais. “Nada melhor que aliarmos o turismo às comemorações do aniversário do Mercado Central, que é uma grande riqueza de todos os mineiros”.

O secretário lembrou ainda que pesquisa de demanda realizada pela Setur, em 2011, demonstra que a gastronomia, o queijo, a cachaça, o pão de queijo e o café representam 18% da referência de Minas Gerais na lembrança do turista. “Portanto, estamos trabalhando para qualificar cada vez nosso serviço na rede de bares e restaurantes e preparar roteiros gastronômicos do café, cachaça e do queijo”, destacou.

Mexida Gastronômica
Dentro das comemorações do aniversário do Mercado Central haverá também a Mexida Gastronômica - uma reunião de chefs de restaurantes do projeto Viva Mesa, da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Abrasel e os bares do Mercado Central. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, preços acessíveis. Os chefs representantes dos restaurantes participantes preparam, aos olhos do público, os pratos com pelo menos um ingrediente tipicamente mineiro. O objetivo é promover e divulgar a gastronomia mineira por meio de um intercâmbio entre alta gastronomia e a culinária popular de Minas Gerais dentro de um mesmo espaço.

Para participar de toda a programação do evento, os interessados devem trocar o ingresso por dois quilos de alimentos não perecíveis no Espaço Cultural, dentro do próprio Mercado Central.

Fonte: Setur MG

  
  

Publicado por em