Londres sediou o Jantar dos Grands Chefs Relais & Châteaux 2013

Paixão, amizade e generosidade foram os ingredientes de uma verdadeira performance culinária em um excepcional jantar de gala em Londres

  
  

A 3ª edição do Dîner des Grands Chefs, realizada em Londres sobre o tema “The World’s Kitchen by the Thames” (A Cozinha do Mundo ao Tâmisa), permanecerá gravada na memória de todos os participantes. Um 22 de abril de 2013 inesquecível em todos os aspectos.

A noite entusiasmou Jaume Tàpies, Presidente Internacional do Relais & Châteaux:-"Uma paixão inabalável, produtos britânicos extraordinários, o talento e a generosidade dos chefes de envergadura internacional... são alguns dos ingredientes que fazem de um grande jantar uma noite inesquecível."

46 Grands Chefs Relais & Châteaux vindos de todo o mundo homenageiam Londres, elevada ao posto de grande capital da gastronomia.

"Ao cozinharem juntos para uma platéia de gourmets exigentes, eles, mais uma vez, provaram que a receita de felicidade é, afinal, muito simples: produtos de alta qualidade e o sentido de compartilhar que lhes dá um acréscimo de alma incomparável.

Encontros, conversas e sorrisos marcaram este encontro de gala anual reunindo 600 convidados de todas as origens, de todo o mundo – mas não só isso. Estrelas do mundo anglo-saxão como do cinema, Gillian Anderson, ou da música, à imagem de Sophie Ellis-Bextor e Murray Head.

Celebridades francesas agora conhecidas como finos gourmets, como Joyce Jonathan, o comediante François Xavier-Demaison, o casal Philippe Lellouche e Vanessa Demouy. Juntos com os habituais hóspedes das Maisons Relais & Châteaux, todos relacionaram-se num clima muito agradável.

- As verdadeiras estrelas estavam nos fornos em um balé orquestrado com maestria.

46 Grands Chefs consideraram muito importante trabalhar juntos, ao vivo, organizados em três equipes de 15 "cooking pods", dispostos no centro do salão de gala, a poucos centímetros dos convidados que eles serviriam.

Tomados por sua paixão, concentrados, ajudando uns aos outros, eles sublimaram com seu talento o melhor do terroir britânico.

46 homens e mulheres reunidos em 15 dos chamados «dream team», em uma noite: o trio feminino formado das chefes Hélène Darroze, Annie Féolde e Margot Janse; a equipe colorida "Loiseau" dirigida por Patrick Bertron, o grande chefe do "Relais Loiseau", acompanhado por dois experientes cozinheiros, o inglês Michael Caines e o japonês Hiroshi Yamagushi; um pouco adiante, para a "Mesa de honra" ao redor de Raymond Blanc, Andrew Fairlie e Patrick Henriroux.

Resultados:

- 15 cardápios sob medida interpretando ao máximo os ingredientes com a estrela “made in UK” que agora merecem seu título de nobreza:

- A lagosta da Cornualha preparada por Hélène Darroze em "Lagosta azul tandori, frutas cítricas cristalizadas, cenouras, molho de cebolinhas, pimenta Lampong e coentro fresco" ou por Marc Menau acompanhado de seu filho Pierre em "Lagosta à Paul-Émile".

- O caranguejo de Devonshire apresentado por Patrick O'Connell na «Tin of sin» ("Caixa de Pecado" com caviar Asetra e embutidos de caranguejo e pepino) ou por Raymond Blanc e Gary Jones em "Caranguejo e salada de salsão, grapefruit rosa e rubi".

- As scallops da Escócia preparadas como «Vieiras mergulhadas com kumquats» por César Troisgros ou como "Vieiras com cogumelos Morel, escarola e suco de cappuccino de cogumelos", por Jean-Michel Lorrain.

- O "Frango Rhug Estate de Denbighshire recheado com cogumelos selvagens ao limão siciliano" feito por Claude Bosi ou o "Peito de frango com cogumelos selvagens à bouillabaisse (sopa de peixe) de Primavera" de Jacques Chibois.

A festa não foi somente no prato. A Maison de Champagne Pommery, parceira fiel do Dîner des Grands Chefs, acrescentou um toque de magia e sonho.

Com uma apresentação perfeita, uma vertical da Cuvée Louise da Maison Pommery (1990, 1999 e rosé 2000) foi servida em magnums e jeroboams.

Esta aventura culinária aconteceu no Old Billingsgate, que recebeu há menos de uma ano o Clube França de Jogos Olímpicos 2012, como se fosse um sinal.

No coração da cidade, às margens do Tâmisa, o Old Billingsgate foi transformado para a ocasião em uma enorme horta e um pomar abundante.

Este antigo mercado de peixe, o maior do mundo durante o século XIX, revelou todas as riquezas de uma natureza britânica próspera, que esconde tesouros culinários, agora conhecidos.

Para finalizar, Lord Dalmeny, vice-presidente da Sotheby’s no Reino Unido, liderou com fervor o leilão para Ação contra a Fome. Com uma vivacidade sem igual, a preços excepcionais, todos os sorteios assinados por Pommery, McLaren, Air France ou Silversea e naturalmente Relais & Châteaux encontraram um comprador: uma incrível "Route du Bonheur», conexão das 31 Maisons Relais & Châteaux da Inglaterra e da Irlanda; a viagem de uma vida pela África do Sul, a partir da cidade do cabo até o bush; e a «Route du Bonheur des Métiers d’Art et de la Gastronomie» na França. Mais de € 120 000 foram assim coletados e serão doados para caridade.

Após essas emoções intensas, sinais de uma noite de sucesso e uma prova de amizade que une esta tribo, os Grands Chefs reuniram-se para uma after-party até o fim da noite no bar do Corinthia, privatizado para a ocasião.

Simpatia, terroir, comprometimento, excelência, partilha, festa. Tantas assinaturas Relais & Châteaux. Valores que compartilham nossas Maisons, nossos Grands Chefs e nossos convidados. Neste 22 de abril de 2013, mais uma vez, todos foram "unidos pelo que nos torna únicos".

Estiveram presentes:

Embaixador da França para o Reino Unido, Bernard Emie, Ministro de Estado da Agricultura e da Alimentação, David Heath, Lord Dalmeny da Sotheby’s, Rosie Boycott representante do prefeito de Londres, Sophie Ellis-Bextor, Richard Jones, Gillian Anderson, Salvatore Ferragamo, Judith Chalmers OBE, Murray Head, Lucia van der Post, Francois-Xavier Demaison, Emmanuelle Demaison, Cécile de Ménibus, Jean-Félix Lalanne, Elodie Lalanne, Philippe Lellouche, Vanessa Demouy, Annie Lemoine, Hélène Segara, Mathieu Lecat, Elisa Tovati, Bernard de la Villardiere, Joyce Jonathan,

Os Grands Chefs presentes:

Jean-Christophe Ansanay-Alex, Christophe Bacquié, Colin Bedford, Patrick Bertron, Raymond Blanc & Gary Jones, Holger Bodendorf, Claude Bosi, Thomas Bühner, Martin Burge, Michael Caines, Jonathan Cartwright, Jean-André Charial, Lanshu Chen, Jacques Chibois, Christopher Coutanceau, Giovanni D’Amato, Hélène Darroze,
Pascal Devalkeneer, Andrew Fairlie, Annie Feolde & Riccardo Monco, Jérôme Ferrer & Alexandre Barre, Nils Henkel, Patrick Henriroux, Margot Janse, Michel Kayser, Jean-George Klein, Reto Lampart, Jean-Michel Lorain, Barbara Lynch, Marc & Pierre Meneau, Marc Meurin, Toni Mörwald & Roland Huber, Norbert Niederkofler Nicolò Bagna, Patrick O'Connell, Emmanuel Renaut, Jean-Luc Rocha, Michel Rochedy & Stéphane Buron, Georges Victor Schmitt, Yoshinori Shibuya, Emmanuel Stroobant, Simon Taxacher, Peter Tempelhoff, Davy Tissot, César Troisgros, Michael White, Hiroshi Yamaguchi.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Emily Guimarães

  
  

Publicado por em