Piauí no Caminho dos Sabores

O Caminho dos Sabores deseja melhorar o atendimento e qualificar os profissionais, fazendo um diagnostico da situação, implementando políticas de planejamento e proporcionando uma avaliação continua das atuações no setor da gastronomia.

  
  

O presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- Abrasel, Célio Salles, esteve reunido, nesta quarta feira (01), com representantes da Secretaria de Turismo, Piemtur, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Sebrae outras entidades ligadas ao setor gastronômico para discutirem a implantação do Projeto “Caminhos dos Sabores- a união faz o destino” no Piauí, em especial no município de Teresina, visando qualificar e otimizar a Gastronomia na capital, para que as comidas típicas sejam mais um mote de divulgação e atração do setor turístico.

De acordo com o Presidente Nacional da Abrasel o projeto já está em andamento no estado e deve tornar o mercado de alimentação uma marca do Piauí e será implantado nos três destinos indutores do turismo, Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato.

“Estamos iniciando em Teresina esse contato com as lideranças locais, para que seja formado um grupo de governança para acompanhar o projeto. Estamos sentindo as entidades motivadas e com certeza esse projeto será muito produtivo para o turismo” disse.

Dividido em etapas o projeto será desenvolvido a médio prazo, e pretende envolver lideranças locais, elaborar uma pesquisa de oferta e demanda e desenvolver ações para o desenvolvimento da capacidade empresarial da população, além de lançar oficialmente o destino e os caminhos dos sabores, tornando assim, o Piauí um roteiro competitivo frente a outros estados e localidades.

Para a turismóloga Angélica Learth, a gastronomia é um dos setores indispensáveis para tornar o destino mais atrativo. “O turista deseja conhecer a comida do lugar que visita, sendo a experiência gastronômica um dos critérios de referência e uma das descobertas mais citadas como parte fundamental na satisfação de qualquer visitante”, enfatizou .

O Caminho dos Sabores deseja também melhorar o atendimento e qualificar os profissionais, fazendo um diagnostico da situação, implementando políticas de planejamento e proporcionando uma avaliação continua das atuações no setor da gastronomia.

Segundo presidente da Abrasel Piauí, Jorge Holanda, no município de Parnaíba já está sendo elaborado o plano de ação para desenvolver a competitividade local e em São Raimundo Nonato em breve estarão sendo dados os primeiro passos para a execução desse Projeto.

Visite também o site da Abrasel : http://www.abrasel.com.br/

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em