Piauí participará do Festival Sabor Brasil

O Brasil Sabor envolvendo restaurantes de todo o país em uma grande ação de promoção e valorização da gastronomia brasileira.

  
  

A Abrasel Piauí está cadastrando restaurantes para participarem do Festival Gastronômico Brasil Sabor que acontecerá de 29 de abril a 31 de maio. O Brasil Sabor envolvendo restaurantes de todo o país em uma grande ação de promoção e valorização da gastronomia brasileira.

O evento faz parte do esforço entre a Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo, que deu origem ao Movimento Brasil Sabor, um conjunto de ações estratégicas que buscam a promoção e valorização da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo no país.

De acordo com o presidente da Abrasel/PI, Jorge Holanda, já estão cadastrados 17 estabelecimentos em Teresina.

"Já temos confirmado 17 restaurantes na capital, mas, queremos chegar ao número de 30 incluindo estabelecimentos no litoral do Piauí. Cada restaurante vai oferecer um prato típico do seu cardápio a um preço diferenciado como forma de atrair o cliente. A relação das empresas participantes será divulgada no site da ABRASEL e na imprensa para que a população possa apreciar o cardápio", disse Jorge.

O Festival Brasil Sabor é uma das principais ações deste Movimento e traz como proposta evidenciar a “comida do lugar” de todas as regiões do país. Dentro deste conceito, serão enfatizadas as tradições gastronômicas locais, o que é nato e exclusivo de cada região ou estado brasileiro, ou seja, a “comida do lugar”, colocando-a no prato do turista, como forma de marcar positivamente suas experiências de viagem. O festival pretende aguçar a percepção dos consumidores locais e turistas, sobre a oferta de produtos turísticos tendo na gastronomia típica de cada região um de seus importantes atrativos.

O festival, que já é um evento gastronômico consolidado, demonstra que além de seus belos roteiros turísticos e de sua valiosa cultura, o Brasil possui uma riqueza de dar água na boca: a gastronomia. Além disso, comprova que com sua variedade de ingredientes, temperos, aromas, cores e sabores a culinária brasileira é, sem dúvida, um dos importantes atrativos turísticos que o Brasil tem a oferecer.

Como funciona

Como nas edições anteriores, os estabelecimentos participantes oferecerão ao público, a preços diferenciados, durante todo o período do festival, um prato específico para o evento, que represente da melhor maneira a especialidade da casa e que leve em consideração as características e tradições de cada região. Os pratos são servidos nos próprios restaurantes conforme o funcionamento de cada estabelecimento.

A relação de restaurantes participantes do festival, com endereço e horário de funcionamento, estará disponível pelo site http://www.brasilsabor.com.br. Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes em seu estado. Você terá acesso também à descrição do prato, com foto e preço. Além disso, encontrará as receitas de cada um deles, permitindo que prepare em casa aqueles que mais gostar.

A Abrasel oferecerá ainda, em todos os estados envolvidos, o Guia de Restaurantes do Brasil Sabor impresso. Este material será distribuído gratuitamente em lugares estratégicos, como aeroportos, postos de informações turísticas, hotéis, cinemas e nos próprios restaurantes participantes.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em