Projeto gastronômico atinge Vale do Sinos/RS

Ação será apresentada nesta quarta-feira (10) em São Leopoldo e tem como objetivo fortalecer setor de bares e restaurantes da região

  
  

Considerada o berço da colonização alemã, a cidade de São Leopoldo, a 28 km de Porto Alegre, tem no turismo uma forte característica de sua economia. O segmento gastronômico é ingrediente fundamental e precisa ser preparado com esforço para render bons frutos. Uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul irá estimular a atividade, com consultorias e capacitações específicas para otimizar o serviço de bares, restaurantes, lancherias, cafeterias e similares. O projeto Gastronomia Vale do Sinos fará apresentação de seus objetivos aos empresários do setor nesta quarta-feira (10), às 16h30min, no escritório Regional Sebrae Sinos, Caí e Paranhana (rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo).

A participação no encontro, que já foi realizado em Sapiranga e Novo Hamburgo, será gratuita. O objetivo da iniciativa é formar um grupo de 120 micro e pequenas empresas do segmento, localizadas na região do Vale do Sinos, para realizar trabalhos focados em aumento de faturamento, qualificação tecnológica e gerencial, promoção comercial e oferta de alimentos seguros.

As metas do projeto, conforme explica a gestora Maria Anunziata Laitano Mirabelli, tem como princípio trabalhar com três focos: mercado, gestão e inovação. “Temos uma grande densidade comercial na região, com empresas de micro e pequeno portes. Por isso, o grande desafio do Sebrae/RS, juntamente com seus parceiros, é elevar a competitividade desses empreendimentos, a partir dessas premissas”, explica.

Ações

No desenvolvimento de gestão, conforme explica Maria Anunziata, estão previstos cursos e consultorias em empreendedorismo, planejamento, finanças, marketing, gestão de pessoas, inclusão de indicadores de desempenho e participação posterior no prêmio MPE Brasil.

Para inovar, as empresas serão orientadas acerca de tendências, produtos, processos produtivos, equipamentos, boas práticas de fabricação (BPF), certificação do Programa Alimentos Seguros (PAS) e aplicação de programação visual. Com relação a mercado, o projeto prevê desenvolver técnicas de atendimento, vendas, avaliação e políticas de mercado, promoções, incentivar a participação em rodadas de negócios, mostras e circuitos gastronômicos, feiras e eventos locais e nacionais e também aplicação de pesquisa de consumidor.

A gestora destaca o fato de o Vale do Sinos ser um importante polo turístico do Estado. A região, que faz parte da Rota Romântica (cidades que foram colonizadas por imigrantes italianos e alemães e que mantêm características culturais e gastronômicas até hoje), “exige que os estabelecimentos estejam preparados para receber essa demanda, oferecendo serviços formatados para satisfazer o consumidor”.

Após a adesão dos empreendedores, que poderá ser feita no dia do evento de apresentação, haverá uma avaliação de tudo o que será trabalhado, através de metodologia participativa em reuniões periódicas. Dessa forma, a partir de março, será efetivado o plano de ações.

Com esta ação, o Sebrae/RS amplia o trabalho voltado para o setor gastronômico local. O projeto Polo Gastronômico de Vale do Sinos já beneficia, desde o início de 2009, um grupo de 24 micro e pequenas empresas associadas ao Polo Gastronômico de São Leopoldo, que também recebe o apoio da ACIS São Leopoldo.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS:
(51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Sebrae Sinos, Caí e Paranhana: (51) 3588.9300

Larissa Mamouna
Comunicação e Marketing - Sebrae/RS
(51) 3216-5168
larissamo@sebrae-rs.com.br
www.sebrae-rs.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em