Projeto une turismo e gastronomia no litoral do Piauí

É mais uma etapa do projeto Caminhos do Sabor - A união faz o destino, que tem como objetivo qualificar e otimizar a gastronomia do litoral.

  
  

Mais uma etapa do projeto Caminhos do Sabor - A união faz o destino, em Parnaíba, teve início na última sexta-feira (30) e se estenderá até o dia 8 deste mês. O projeto já existe no município desde outubro do ano passado e tem o objetivo de qualificar e otimizar a gastronomia do litoral.

De acordo com o presidente estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - PI), Jorge Holanda, o projeto está dividido em três momentos. Ele explica que o primeiro momento foi focado na multiplicação do local de trabalho visando a ampliação do setor de atendimento ao cliente. O segundo momento, que se inicia, foca a parte interna do estabelecimento, o treinamento de boas práticas onde será trabalhada a higiene do local e a conservação de alimentos. Já no terceiro momento, que deverá ter início em setembro, serão tratados os indicadores financeiros.

Ainda segundo Jorge Holanda, o projeto tem a participação de 46 empresas que são acompanhadas por dois consultores e é desenvolvido com o apoio da Abrasel, do Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do Piauí e entidades ligadas ao setor gastronômico, que visam ao desenvolvimento do turismo através dos potenciais gastronômicos.

“O objetivo do Caminho do Sabor é conscientizar os donos de bares e restaurantes do litoral sobre a importância de uma boa gastronomia para ampliação do setor turístico, tornando as comidas típicas mais uma fonte de divulgação e atração para o turismo local”, ressalta Jorge.

Além de Parnaíba, o projeto está sendo desenvolvido em outros dois polos turísticos do Piauí, em Teresina e São Raimundo Nonato, onde o projeto é desenvolvido em médio prazo, e envolve lideranças locais, elaborando uma pesquisa de oferta e demanda e desenvolvendo ações para o desenvolvimento da capacidade empresarial da população.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em