Promoção da gastronomia brasileira visa seduzir o turista estrangeiro

Atrair turistas estrangeiros de alto poder aquisitivo, interessados em conhecer mais do que belas paisagens. Este é o objetivo do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, ao colocar a gastronomia como um dos grandes atrativos da promo&cc

  
  

Atrair turistas estrangeiros de alto poder aquisitivo, interessados em conhecer mais do que belas paisagens. Este é o objetivo do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, ao colocar a gastronomia como um dos grandes atrativos da promoção internacional do turismo brasileiro

Não basta divulgar a nossa rica gastronomia, repleta de sabores, cheiros e cores. Para seduzir o turista estrangeiro pelo estômago é preciso mais: a apresentação dos pratos, o modo de preparo e a qualidade dos ingredientes são diferenciais que garantem a satisfação daqueles que valorizam os prazeres de uma boa refeição.

Este é um dos motivos pelos quais a Embratur apóia iniciativas como o XII Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança – entidade que se destaca pela busca da excelência dos serviços oferecidos pelos seus 80 associados em todo o Brasil – aportando R$ 40 mil para apoio à organização do evento.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança abriu as portas para que jornalistas estrangeiros, participantes da press trip gastronômica promovida pela Embratur, acompanhem o Congresso e participem de suas atividades, além de fazer uma visita guiada aos atrativos turísticos de Porto de Galinhas.

O tour gastronômico, que teve o apoio do Convention Bureau de Recife e da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas, já passou por Recife e Olinda, além de percorrer restaurantes de Maceió e do litoral Norte de Alagoas, alguns deles pertencentes à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. O resultado virá em forma de matérias sobre a gastronomia dos dois estados publicadas em veículos especializados da Argentina, Uruguai, Espanha, Itália e Chile.

A crescente preocupação com a qualidade dos serviços se justifica plenamente: pesquisa encomendada pela Embratur e realizada pela Vox Populi (2006) mostra que 10% dos visitantes estrangeiros declararam que a gastronomia brasileira é o que o país tem de mais positivo, demonstrando o potencial que a comida das mais diversas regiões do Brasil traz para o turismo.

“O nosso país tem belezas naturais incomparáveis, mas pode oferecer muito mais. Não tenho dúvidas de que a rica e diversificada gastronomia brasileira é um dos grandes diferenciais que o Brasil pode oferecer ao visitante estrangeiro que busca algo além de sol e praia”, acredita a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

É por isso que a Embratur investe de forma constante na promoção da gastronomia brasileira, levando chefs renomados para feiras internacionais ao redor do mundo, promovendo degustação de comidas e bebidas nacionais, e apoiando a iniciativa dos estados em apresentar a culinária regional em eventos em outros países.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria

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