Rota Gastronômica da Costa Esmeralda (SC) inicia na quinta-feira

Festival gastronômico vai acontecer durante todo o mês de julho e tem 21 restaurantes participantes

  
  

O mês de julho será especial para saborear delícias na Costa Esmeralda. A Rota Gastronômica, que neste ano tem sua terceira edição, é organizada pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e terá 21 restaurantes participantes. Estes estabelecimentos de Itapema, Porto Belo e Bombinhas terão à disposição de turistas e moradores pratos especialmente preparados para o festival.

De acordo com Luiz Otávio Lustosa, presidente da entidade, a Rota Gastronômica vem se mostrando como um divisor de águas da gastronomia da Costa Esmeralda. Proprietário da Tatuíra Petisqueira, Lustosa conta que em 2009 as vendas durante a Rota Gastronômica surpreenderam. “Foram vendidas 83 unidades do prato especial do Tatuíra, o Garo Palhau, prato que incorporado ao cardápio, teve grande procura no verão”, aponta o presidente.

Entre as delícias preparadas especialmente para esta edição, destaque para os peixes e frutos do mar – como o Salmão Abstrato, Peixe com Banana, Panela de Brugre, Congrio Mediterrâneo, Fondue de Queijo Mar e Monte, Siri ao Souflé, Linguado Especial ao Molho de Escabeche, Camarão com Crosta de Pinhão, Salmão à Espanhola, Tainha à Moda que Faltava, Caçarola de Camarão, Risoto de Bacalhau, Truta Imperial, Salmão by Ulisses.

Há também pratos elaborados com carne - é o caso do Crepe Biarritz, do Filé Exótico, e do Filet au Fromage Balsamique. A Rota Gastronômica conta ainda com receitas tradicionais, como o italiano Ossobuco alla Milanese. A tradicional pizza ganha novos sabores com a Pizza do Estaleiro. Além disso, o festival terá também pratos exóticos, como o Tapa de Ceviche & Gravlax.

Participam da Rota Gastronômica: Tatuíra Petisqueira (Canto Grande e Porto Belo), Zoco Deck Lounge, Pizzaria Refúgio do Estaleiro, Restaurante Refúgio do Estaleiro, Chef Gilmar, Restaurante Pousada Vila Verde, Abstrato Café & Pub Bistrô, Sushi By Ulisses, Restaurante Berro d’Água, Restaurante Massaiola, Restaurante Recanto da Sereia, Ristorante Miramare, Restaurante Coqueiros Hotel Plaza, Restaurante Indaiá, Petisqueira do Nelinho, Restaurante Cesar, Creperia La Coquille, Mestre das Águas, Empório da Carne e Restaurante Du Cais.

Os restaurantes inclusos no festival estão identificados com banner da Rota. Os pratos estão descritos no www.semanadegastronomia.com.br. No link Rota Gastronômica, estão os endereços de cada restaurante, assim como a foto de cada prato e o valor para uma ou duas pessoas (os valores vão de R$ 16 a R$ 73).

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em