São Paulo terá dez restaurantes-escola de qualificação profissional

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou nesta quinta-feira (26/07) durante visita às cidades de Aparecida e Caçapava (SP), que o estado de São Paulo ganhará dez restaurantes-escola de formação e qualifica&c

  
  

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou nesta quinta-feira (26/07) durante visita às cidades de Aparecida e Caçapava (SP), que o estado de São Paulo ganhará dez restaurantes-escola de formação e qualificação profissional em turismo.

A região do Vale do Paraíba, interior paulista, já tem garantidas duas unidades de treinamento em turismo, uma em Campos do Jordão e outra em cidade que ainda não foi escolhida. "Nós daremos condições para criação dessas escolas e as prefeituras serão responsáveis pela manutenção", afirmou a ministra.

No início de sua visita à região, Marta Suplicy participou da inauguração da Escola de Formação e Aperfeiçoamento em Turismo de Aparecida, que funcionava desde 2006 sem instalações próprias. "Parabéns aos empresários do setor, que até então abriram suas portas para que as aulas pudessem ser realizadas. O bom disso é que a escola inaugura sua sede já com 468 profissionais formados por ela", comemorou a ministra.

Mantida pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico (SinHoRes), a escola oferece cursos voltados para meios de hospedagem e alimentação. Agora, com cozinha-escola completa, apartamento escola mobiliado e área destinada para treinamento de reservas e recepção, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento em Turismo tem capacidade para atender três turmas de 150 pessoas cada. As aulas têm duração de 30 a 90 dias.

Aproveitando a visita da ministra Marta Suplicy, os prefeitos da região do Vale do Paraíba tiveram oportunidade de apresentar, durante reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, realizado em Caçapava (SP), as necessidades de seus municípios. O evento contou com a presença de 40 prefeitos da região. "Para 2007, estão previstos a liberação de R$ 3,5 milhões em recursos para o estado de São Paulo", informou a ministra.

Segundo Marta Suplicy, todas as emendas parlamentares que estão destinadas às obras de infra-estrutura terão prioridades. "Sei que ainda temos muito por fazer e que há demandas na região. Ao seu tempo, em articulação com os parlamentares da região, esperamos consolidar uma agenda comum para o desenvolvimento do turismo sustentável", comentou.

Marta Suplicy pediu ainda para que os prefeitos presentes levassem adiante a formatação de um projeto que vise incentivar o turismo ferroviário na região. A idéia foi apresentada durante a reunião do Codivap pelo prefeito de Aparecida, José Luiz Rodrigues, e contou com o apoio de outros representantes de municípios do Vale do Paraíba.

Fonte: Mercado&Eventos

  
  

Publicado por em