Sebrae e parceiros lançam Caminhos do Sabor em Tiradentes (MG)

Primeiro passo da iniciativa é um estudo sobre questões empresariais como gestão financeira, atendimento e manipulação dos alimentos

  
  

A cidade histórica mineira de Tiradentes, que atrai todos os anos milhares de turistas, ganha mais um estímulo para aumentar a competitividade do setor gastronômico. A partir deste mês, fará parte do projeto 'Caminhos do Sabor – a união faz a força', que irá capacitar empresários e funcionários de bares e restaurantes locais com a finalidade de melhorar o atendimento e a qualidade do serviço.

A iniciativa resulta de ação conjunta entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae, que irá beneficiar 26 cidades brasileiras, três delas em Minas – Diamantina, Tiradentes e Belo Horizonte.

O primeiro passo foi a realização de um diagnóstico sobre atendimento, gestão financeira, manipulação e qualidade dos alimentos de bares e restaurantes de Tiradentes.

O estudo apontou que para 56% dos visitantes o bom atendimento e a cordialidade dos atendentes exercem papel determinante na escolha dos estabelecimentos onde será feita a refeição, junto com a higiene e limpeza do local (48%), a qualidade dos alimentos (32%) e os preços (28%).

Os entrevistados destacaram alguns pratos oferecidos típicos da cidade, entre eles feijão tropeiro, tutu a mineira e frango com 'ora pro nobis'. Eles citaram ainda alimentos que poderiam ser comercializados, mas que não são encontrados nos bares e restaurantes da cidade como galinha guisada, 'fast food', churrasco, pães, quitutes e biscoitos caseiros.

A pesquisa identificou que a maioria dos visitantes pertencem a cidades mineiras (56%), do Rio de Janeiro (28%), de São Paulo (8%) e de Pernambuco (8%). Estas pessoas têm entre 30 e 40 anos e são em maioria casais que possuem renda acima de 10 salários mínimos. Citam como principais atrativos da cidade a gastronomia e comidas típicas (44%), o patrimônio histórico e cultural (32%) e a tranquilidade (20%).

A partir dos resultados do diagnostico serão relacionadas as prioridades e expectativas dos turistas, consumidores, empresários e entidades ligadas ao turismo. O projeto prevê a realização de consultorias, treinamentos empresariais com foco em segurança alimentar, atendimento e gestão. Também haverá ações como a tradução de cardápios para inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.

Serviço:
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Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

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