Saboreie o Circuito das Frutas em São Paulo

Grande produtor de frutas, o interior de São Paulo é prato de dar água na boca do turista. Melhor ainda do que a imensa variedade de frutas, são as inúmeras festas que ocorrem todo o tempo em função desse cultivo

  
  
Atibaia ganhou fama como “cidade dos morangos”

Grande produtor de frutas, o interior do Estado de São Paulo é boa parte da locomotiva que move o Brasil. Melhor ainda do que a imensa variedade de frutas, são as inúmeras festas que ocorrem todo o tempo em função desse cultivo. As cidades contempladas por este roteiro ainda têm uma particularidade: são todas fortemente influenciadas pela imigração européia, o que torna cada município uma atração à parte.

Atibaia ganhou fama como “cidade dos morangos”. Indaiatuba se destaca pela produção de uvas e acerola. Itatiba planta caqui, morango e uva. Itupeva tem clima favorável à produção de uva, morango e pêssego. Jarinu produz morango, pêssego e ameixa, entre outros frutos. A “Terra da Uva” - Jundiaí - ganhou o apelido graças à produção de uva niágara rosada, mas também colhe pêssego, morango e caqui. Em Louveira uva niágara também é cultivada, além de caqui, figo, pêssego, ameixa e morango. Morungaba tem maracujá, figo, laranja e pêssego. Célebre pela produção de figo, Valinhos realiza anualmente duas das festas mais badaladas do Circuito das Frutas: a Festa do Figo e a Expo Goiaba. Vinhedo, como indica o próprio nome, orgulha-se de suas uvas.

Cada uma com sua especialidade, mas todas reunidas com um só propósito: fazer o turista feliz! Aproveite e leve bastante guardanapo!

Morungaba
Assentada nas colinas suaves de um vale ao pé da Serra das Cabras, a cidade é um convite à tranquilidade, marcado pelas belíssimas estradas que levam ao município e constituem-se um atrativo por si só. A Estância Climática de Morungaba, com suas maravilhosas paisagens, destaca-se pela produção de maracujá, figo, laranja e pêssego, além das tradicionais compotas, doces e temperos conhecido em todo País.

Itatiba
Localizada a 80 km de São Paulo, é internacionalmente conhecida por seu setor moveleiro. No roteiro rural, os turistas poderão degustar um delicioso café típico da fazenda, visitar plantações de caqui, morango e uva, além de adquirirem os produtos produzidos nas propriedades. O Zooparque Itatiba, outra grande opção de lazer, abriga 1.400 animais, é, sem dúvida, um local inesquecível que oferece educação, cultura e lazer num mesmo passeio. Seja bem-vindo, Itatiba espera por você.

Valinhos
Conhecida pela produção de figo, a cidade nasceu de um pouso de tropeiros que rumavam para Goiás e cresceu pelas mãos dos imigrantes que se mudaram para a região. Valinhos realiza, anualmente, uma das festas mais conhecidas e visitadas do Circuito das Frutas, a Festa do Figo e a Expo Goiaba, reunindo exposições de frutas, produtos artesanais, manifestações culturais e variada gastronomia, que inclui diversos doces e receitas com frutas, entre elas o delicioso figo de chocolate.

Vinhedo
Vinhedo é uma cidade cheia de charme. Suas belas ruas e avenidas arborizadas, seus jardins e praças são um eterno convite ao desfrute da cidade, que se caracteriza pela gastronomia variada, incluindo restaurantes e pela vida noturna sempre agitada. Vinhedo realiza, anualmente, a Festa da Uva, que se destaca pelos inúmeros atrativos culturais, dança, música e exposição de frutas.

A cidade de Jundiaí é conhecida, nacionalmente, como Terra da Uva

Louveira
Privilegiada pelo acesso fácil e com atrativos o ano todo, o município de Louveira se destaca pelas belezas naturais, riquezas histórico-culturais e gastronomia variada. O grande destaque é a produção da uva Niágara. Caquis, figos, pêssego, ameixas e morangos. É realizada todo ano a tradicional Festa da Uva, com pratos típicos e passeio rural, além dos sucos, vinhos, saborosos doces, geleias, licores e delicioso café da manhã na Fazenda.

Indaiatuba
Sua topografia plana é uma característica marcante que incentiva os passeios de bicicleta por suas largas e belas ruas e avenidas. No meio rural, a cidade conta com a produção de uvas e acerola orgânica, entre diversos outros tipos de cultivo. As festas da Tradição e das Nações Unidas são atrações à parte e imperdíveis de Indaiatuba.

Itupeva
Itupeva tem belas paisagens que se dá a um conjunto de morros arredondados e de pequenos vales. Lá é produzido uva, mel, cachaça, vinho, morango, pêssego, leguminosas e verduras. A implantação de um parque aquático, que atrai anualmente milhões de pessoas, é uma atração na cidade. O município ainda conta com áreas naturais para desenvolver passeios a cavalos, caminhadas e ciclismo. Um roteiro ideal para você e sua família.

Jundiai
Nacionalmente conhecida como “Terra da Uva”, a cidade de Jundiaí é marcada pela presença imigrante, pela cultura e pelo enorme patrimônio histórico, fruto de um desenvolvimento que marcou o crescimento do Estado de São Paulo. Atualmente, é a maior produtora de uva Niágara do País, produzindo também pêssego, morango, caqui e outras frutas. Destacam-se as Festas do Morango e da Uva, além da Festa De La Colônia Italiana. Possui ainda inúmeras belezas naturais, dentre elas a Serra do Japi, patrimônio ambiental do Estado.

Atibaia é uma Estância Climática privilegiada por sua localização. À 60 km de São Paulo

Jarinu
Renomada por sua paisagem bucólica e sua culinária variada e saborosa, Jarinu é um município que ainda mantém características interioranas. Com temperatura entre 18°C e 28°C, possui o melhor clima do mundo, segundo os dados da UNESCO. Jarinu produz morango, pêssego, ameixa, entre outras frutas. Seu calendário de eventos destaca-se pela Festa da Ameixa, realizada no mês de dezembro e a Festa do Morango, com inúmeros pratos típicos, realizada no mês de junho.

Atibaia
Atibaia é uma Estância Climática privilegiada por sua localização. A 60 km de São Paulo, no entroncamento das rodovias Fernão Dias e Don Pedro I, a “cidade dos morangos” tem diversos atrativos turísticos naturais, o mais conhecido deles é a Pedra Grande, a 1.450 metros acima do nível do mar. As atividades culturais do município e as suas festas típicas formam um conjunto de atrações turísticas de muita riqueza, atraindo visitantes de diferentes partes do País.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em