Trufa é a grande estrela do outono na Toscana

As cidades de Volterra e San Miniato promovem festas para celebrar o ingrediente que é considerado o diamante da gastronomia

  
  

Os meses de outubro e novembro são especiais para a gastronomia italiana. Quando o outono transforma a paisagem do Hemisfério Norte, cidades como Volterra e San Miniato, na Toscana, iniciam a caça à trufa branca - uma espécie de cogumelo subterrâneo, identificado com a ajuda de cães e recolhido à mão, cujo aroma inconfundível se manifesta na maturação. E, enquanto as festas regionais celebram a colheita da iguaria, o hotel Laticastelli Country Relais oferece desconto na estadia dos hóspedes durante o período.

Nos dias 22, 23, 29 e 30 de outubro, Volterra, comuna da província de Pisa que fica a 90 quilômetros do hotel, recebe a Volterragusto, uma festa já tradicional que apresenta aos visitantes os melhores produtos do outono italiano: queijos, vinhos e, claro, as trufas, protagonistas do evento.

Em novembro, é a vez de San Miniato, comuna que fica a 100 quilômetros do Laticastelli, conduzir as comemorações às preciosas trufas. Nos três últimos fins de semana do mês, ocorre o Mercado Nacional de Trufas Brancas de San Miniato, maior feira nacional do produto no país. Também conhecida como Festival do Perfume, por conta do aroma já mencionado, a festa atrai muitos visitantes e gourmets, que buscam aprender mais sobre o interessante tubérculo e degustar a iguaria.

A dica para quem quer participar das festas das Trufas na Toscana é ficar hospedado no Laticastelli Country Relais, que oferece 20% de desconto no valor das diárias entre outubro e novembro. O hotel possui localização estratégica: está nos arredores de Siena e a menos de 100 quilômetros de Florença. Cercado de bosques verdes de incomparável beleza, é um pequeno paraíso em meio às vinícolas produtoras dos vinhos mais famosos da região – que harmonizam perfeitamente com o aroma da trufa branca, celebrada durante o outono na Toscana.

Vale lembrar que o Laticastelli fica fechado a partir do dia 3 de novembro. As reservas, porém, já estão disponíveis, com desconto, para o início da próxima temporada, no dia 3 de abril de 2017.

Sobre o Laticastelli Country Relais

Originalmente um castelo construído no começo do século XIII, o Laticastelli foi parte de uma série de fortalezas remotas que protegiam o sul de Siena. Após ser reconstruído e transformado em hotel, agora conta com 33 confortáveis suítes equipadas com ar condicionado, frigobar, aparelho de DVD, internet, telefone e Wi-Fi gratuito em todas as áreas comuns e nos apartamentos. Algumas delas têm ainda sala e cozinha. A mobília rústica de origem camponesa se mistura com portas e janelas antigas e muros de pedra, que contrastam com suas modernas acomodações.

A estrutura conta ainda com piscina, bicicletas para passeio e com o restaurante La Taverna, onde são oferecidas degustações de vinhos locais na adega e onde às noites é possível jantar desfrutando os diferentes sabores toscanos.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte:Daniel Ramirez

  
  

Publicado por em