Um pouco da Espanha na Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

Profissionais do Centro Superior de Hostelaria da Galícia serão responsáveis por workshops e jantar. Evento terá ainda palestra com a Secretária de Turismo da região espanhola

  
  

A Costa Esmeralda, em Santa Catarina, é conhecida pela beleza de suas praias, pela colonização açoriana, pela gastronomia baseada em frutos do mar. A Galícia, comunidade autônoma da Espanha, possui quilômetros de praias que convidam para um belo passeio ao sol. Na culinária, lá também os peixes e frutos do mar são destaque, já que a região é a maior fornecedora de variedades de frutos do mar do mundo. Há pouco menos de um mês, o presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Luiz Otávio Lustosa, esteve na Galícia e realizou visitas oficiais com o objetivo de possibilitar troca de informações entre as duas regiões.

O primeiro resultado destas visitas é a confirmação da participação de representantes galegos na 4ª Semana Internacional de Gastronomia. O evento, que será realizado em Itapema, Porto Belo e Bombinhas de 23 a 30 de julho, é organizado pelo Convention e tem o apoio do Sebrae/SC, das Prefeituras da Costa Esmeralda e do Governo do Estado.

O chef Braulio García Cruz será responsável por dois workshops. Braulio é professor do Centro Superior de Hostelaria da Galícia, uma referência no ensino de hotelaria e gastronomia na Espanha. No dia 28, na Secretaria de Turismo de Porto Belo, o profissional espanhol vai falar e mostrar a “Cocina Gallega” tradicional e atual.

Em Itapema, no dia 29, Braulio irá ensinar como se fazem as tapas espanholas. “O conceito das tapas é uma das mais importantes contribuições espanholas para o mundo da gastronomia”, destaca o presidente do Convention. A Tapa é uma peça de comida pequena e leve que os espanhóis consomem antes do almoço ou do jantar, sempre acompanhadas de um copo de vinho ou uma cerveja.

Será responsabilidade de Braulio comandar a equipe que realizará jantar no dia 28. Na ocasião, os inscritos poderão saborear pratos que mostram o casamento perfeito entre as técnicas da cozinha galega e os produtos da Costa Esmeralda.

As inscrições para o workshop e o jantar já estão abertas e podem ser feitas no site do evento – www.semanadegastronomia.com.br. O valor dos workshops é de R$ 50 e do jantar de R$ 70 por pessoa.

Experiência de sucesso no turismo e gastronomia
Para falar do sucesso da experiência da Galícia em turismo e gastronomia, participará do evento a secretária geral para o Turismo do Estado. Maria Carmen Pardo López vai realizar palestra no dia 28, no Hotel Plaza Itapema. Não há cobrança para a participação na palestra. “Ouvir os relatos da experiência de Maria Carmen será muito importante para estudantes de turismo e gastronomia, assim como para os empresários da área e gestores do turismo”, defende Lustosa.

Em sua viagem à Galícia, o presidente do Convention ficou impressionado com a organização dos eventos. Lustosa destaca ainda a variedade e qualidade de concursos e feiras de gastronomia realizados no estado espanhol. “Será uma oportunidade única para que possamos aprender sobre estes cases de sucesso”, finaliza ele.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em