Gosta de curtir um Carnaval de verdade? Então vem para São Luiz do Paraitinga

Berço de cultura, Paraitinga leva adiante o melhor da festa ao longo de três décadas. A festa reunirá pessoas de todas as idades e mantém a tradição das marchinhas carnavalescas e das fantasias

  
  
São Luiz do Paraitinga

Marco Rio Branco, Benito Campos, Cinira Pereira (conhecida como Vó Nira), João Boy, os irmãos Galvão Frade, Nhô Lambis e Grupo Paranga. Estes são alguns dos nomes que marcaram a história do Carnaval de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga que neste ano registra sua 32ª edição.

A festa reúne pessoas de todas as idades e mantém a tradição das marchinhas carnavalescas e das fantasias que incorporam diversos temas dos inúmeros blocos que desfilam pela cidade. Neste ano o tema será “Carnaval Amora em Flor: Semeie amores, cores, fitas e colherá flores de chita” e para participar a exigência é apenas: marchinhas na ponta da língua e fantasias coloridas, sejam elas de chita ou retalhos, complementadas por chapéus, cartolas e tiaras.

Nesta edição a homenagem é para as fantasias e para os artistas luizenses que incentivaram e continuam recriando os sonhos que desfilam alegres pelas ruas. Um exemplo é a história de Vó Nira, talentosa artesã, esposa de Elpídio dos Santos e mãe do grupo Paranga que incorporou as fantasias de chita nos primórdios da folia e organizou o bloco Zona do Agrião na década de 80, período em que a regra era vestir os panos floridos. Tempos depois João Boy, outro hábil artesão, somou aos adereços, máscaras, chapéus e novos materiais, surpreendendo os foliões, todos os anos, com suas incríveis fantasias.

Todos os anos é o Bloco de Juca Teles que abre a programação ao meio dia no sábado de Carnaval. “Juca Teles Amora em Flor, Boca do Povo são palavras de amor” é o chamado oficial da programação.

Em 2012 a novidade é que o Carnaval retorna genuinamente ao Centro Histórico, percorrendo as ruas com a banda tocando marchinhas. O caminhão de som estará na Praça Dr. Oswaldo Cruz para puxar os blocos rumo à Praça de Eventos.

Em média serão 16 horas de muita animação com 2 palcos, 8 bandas de marchinhas, 29 blocos e 16 shows, dissipados em apresentações no Mercado Municipal, desfile de fantasias e blocos infantis, alternativa para as famílias curtirem o evento.

A programação completa está disponível no site da prefeitura de São Luiz do Paraitinga - www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em