Lançamento do livro Brasilzão, em Varginha - MG

Acontece dia 17 de setembro às 20h30 na Era de Eros, em Varginha, o lançamento do livro ´Brasilzão – Registros e experiências de dois viajantes deslumbrados e inconformados com o Brasil de hoje.´

  
  

Acontece dia 17 de setembro às 20h30 na Era de Eros, em Varginha, o lançamento do livro “Brasilzão – Registros e experiências de dois viajantes deslumbrados e inconformados com o Brasil de hoje.”

Na noite de autógrafos, Fábio Brito e Diego Gazola narrarão as experiências vivenciadas nos mais de 60 municípios contemplados no livro.

Fábio Brito – autor dos textos – e o repórter-fotógrafico Diego Gazola – responsável pelas fotografias que ilustram esta obra – foram ao longo dos anos conhecendo e descobrindo recantos insuspeitados dessa imensa nação chamada Brasil.

Atento às nuanças de cada região, de cada localidade, a dupla começou a registrar suas impressões e sentimentos ao visitá-las e, quase sempre em forma de diálogos, passou a publicá-las em jornais brasileiros. Este livro é uma coletânea de parte desses apontamentos, e, através dele, pode-se conhecer uma pequena mas importante parcela do Brasil.

Os mais variados temas são abordados pelos autores, ora com delicadeza e poesia, ora com mordacidade e repúdio. Jamais, todavia, com a intenção da crítica destrutiva, da achincalhação, do desrespeito. Mesmo por detrás do julgamento mais veemente, descobre-se a intenção dos autores de proporem soluções, alternativas, respostas sensatas para a resolução do problema apontado.

A fórmula adotada por Ávila para escrever a maioria de seus artigos – o diálogo – tem o condão de prender a atenção do leitor desde a primeira até a última página do livro. Os temas versados fluem com leveza e sagacidade, lirismo e acidez, afiada ironia e fino humor.

Um dos assuntos aqui tratados é, por exemplo, o ET de Varginha, um fato ocorrido em 1996 na cidade mineira que, desde então, tornou-se mundialmente conhecida e passou a fazer parte da rota de peregrinação e de estudos dos aficionados pela questão da vida extraterrestre inteligente. Pesquisadores e curiosos de várias partes do mundo para lá se dirigem todos os anos em busca de informações, depoimentos de testemunhas e “vivências” naquelas paragens bafejadas pela visita da estranha criatura espacial.

Inúmeras regiões brasileiras tiveram seus encantos e segredos revelados pela pena de Ávila e fotos de Gazola. Localidades místicas, como São Tomé das Letras – onde supostamente existiria um túnel escondido nas montanhas, construído há milênios, ligando a localidade a Machu Picchu, a cidade perdida dos incas, no Peru –; históricas, como Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Parati, Ouro Preto e várias outras; estâncias hidrominerais e climáticas, como Campos do Jordão, Cambuquira, Araxá; modernas e progressistas, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro; encantadoras e instigantes, como a Ilha de Marajó, na foz do rio Amazonas, Recife – a “Veneza Brasileira” –, Belém, a capital do Pará considerada portão de entrada para a Amazônia, Salvador, a primeira capital do Brasil, ainda ao tempo do Império, Morretes, uma cidadezinha incrustada na serra, cortada por um belo rio de águas translúcidas, em meio a luxuriante vegetação atlântica...

Além dessas e outras localidades, festas e temas gerais mereceram considerações por parte do autor: Carnaval em Olinda, Recife, Salvador e Rio de Janeiro; Festa de Iemanjá; Festas juninas pelo Brasil; Festival Folclórico em Parintins, no coração da Amazônia; Festa pomerana em Santa Catarina; Festa das Flores, em Holambra, no Interior de São Paulo; o dobrar dos sinos e seus múltiplos significados na cidade histórica de São João Del Rey; ecoturismo, etnias, eleições, lixo nas cidades, tesouros arquitetônicos... Enfim, uma gama enorme de assuntos tão importantes quanto curiosos, e sempre fascinantes.

A leitura deste livro Brasilzão, justamente por fugir ao esquema tradicional dos relatos de viagem, ajudará o leitor a construir uma imagem do Brasil tão realista quanto possível, com suas múltiplas e infindáveis belezas, suas mazelas, sua poesia, e sua às vezes cruel desigualdade. Sempre em busca de uma identidade nacional.

Luciana da Conceição

Assistente de Diego Gazola e Fábio Brito
e-mail: contato.gazolabrito@yahoo.com.br
www.brasilzao.com/

www.empresadasartes.com.br
Comunidades no Orkut: "editora Empresa das Artes" e "BrasilZAO.com"

(11) 3797-2200

  
  

Publicado por em