Lula e Mares contra a exploração sexual de crianças/adolescentes no Carnaval

http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/export/sites/default/institucional/imagens/tsi_gr.jpg O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, lançam nesta sexta-feira (9.2), em Salv

  
  

http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/export/sites/default/institucional/imagens/tsi_gr.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, lançam nesta sexta-feira (9.2), em Salvador, a segunda campanha “Unidos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes – Entre para este bloco”. Idealizada para mobilizar a sociedade para o enfrentamento desse problema durante o período de carnaval, a campanha deste ano terá lançamentos festivos em mais duas capitais: Recife (12.2) e Fortaleza (14.2).

O objetivo é unir o povo brasileiro na proteção desse público, por meio de cartazes, leques, adesivos e panfletos, além de um filme para tevê e um spot para rádio que serão distribuídos para emissoras de todo o país que tenham interesse em apoiar a campanha. Todo esse material também divulgará o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, um serviço gratuito, que permite a concretização de uma denúncia com garantia de anonimato, por meio de uma simples ligação para o número 100, durante os sete dias da semana, entre 8h e 22h.

“O governo federal assumiu em conjunto esse compromisso e hoje ele já é uma realidade. A sociedade brasileira luta junta contra essa prática abominável. Estamos avançando nesse enfrentamento”, comemorou Mares Guia. “O mais importante, nosso maior êxito e alegria, é termos conseguido reunir o governo federal por meio de uma ação interministerial, juntando ainda governos dos estados e municípios, o trade turístico e a sociedade civil em torno de uma causa tão importante para todos nós. Certamente é essa união de esforços que vai garantir o sucesso dessa ação”, completou Sidney Alves Costa, coordenador do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo.

União de esforços - A campanha é resultado de um trabalho que envolve as pastas da Saúde, Educação, Justiça, Transporte e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sob a coordenação do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A mobilização conta com mais de mil voluntários que trabalharão uniformizados na distribuição dos materiais de campanha, unindo todos os setores ligados ao turismo, sociedade civil, organizações internacionais e entidades de classe.

Companhias aéreas, Infraero, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) também atuarão na mobilização dos viajantes do feriado prolongado. Em seus vôos, Varig, TAM e Gol veicularão mensagens alertando para o problema; a Ocean Air colocará cartazes em seus balcões de check-in. A Infraero colocará banners nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Santa Catarina, além de passar o filme da campanha em circuito interno nas salas de embarque de 11 aeroportos brasileiros.

Nas rodovias federais dos estados onde há maior movimentação de foliões - Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - agentes de trânsito e policiais rodoviários distribuirão material da campanha, com o objetivo de mobilizar motoristas e também de divulgar o número 100, do Disque Denúncia.

Festas em Salvador, Recife e Fortaleza

Em todos os lançamentos haverá apresentações de grupos musicais, folclóricos, carnavalescos e teatrais locais, onde serão apresentados materiais como banners e cartazes, que serão distribuídos durante as comemorações e desfiles do feriado, sempre com o objetivo de lembrar aos foliões seu compromisso com a garantia dos direitos dessa parcela da população. Todas as campanhas são frutos de parcerias dos órgãos federais com estados e prefeituras, além de entidades da sociedade civil organizada, como comitês e conselhos estaduais e municiais.

Os grupos Olodum e Ilê Aiê, além de outras duas bandas de axé, já confirmaram presença na festa de lançamento da campanha em Salvador, no auditório do Bahia Othon Palace Hotel, às 17h desta sexta-feira. Além de Lula e Mares Guia, participam da festa o coordenador do programa TSI, Sidney Alves Costa; o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; a secretária dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Oliveira; o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Salvador, João Henrique, entre outras autoridades.

Com apresentações de maracatu, frevo e teatro, o lançamento no Recife será na segunda-feira, às 16h, no Pátio de São Pedro, e contará também com a presença dos blocos carnavalescos: integrantes do famoso Galo da Madrugada divulgarão textos sobre a campanha, inspirados no slogan: “ Neste carnaval entre para o bloco Unidos contra a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes”. Em Fortaleza o lançamento será na Fundação da Criança e da Família Cidadã, a partir das 14h. Haverá uma concentração na Praça do Ferreira, de onde os foliões sairão em caminhada até a Cidade da Criança, onde acontecerá um baile para cerca de 300 crianças.

Turismo Sustentável & Infância (TSI)

O programa do Ministério do Turismo em parceria com a Federação Brasileira de Conventios & Visitors Bureau (FBC&VB), Universidade de Brasília (UnB), Confederação Nacional do Comércio, Senac e Câmara Temática do TSI tem como principal objetivo o fim da exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de ações positivas de conscientização e sensibilização, envolvendo a população brasileira e o trade turístico. Até agora já chegou a 43 cidades de 21 estados brasileiros, escolhidas com base em cruzamento de informações entre as cidades classificadas como turísticas pelo MTur e aquelas que registram de modo mais expressivo as denúncias desses casos.

Por meio de seminários de sensibilização, ministrados por profissionais das áreas de Turismo, Ciências Sociais, Administração e Marketing, mais de 47 mil trabalhadores e empresários do setor já receberam noções de como detectar situações de exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo, em todas essas localidades. O material didático conta com uma cartilha e um vídeo elaborados especificamente para os cursos. Cartazes e selos também foram entregues para que eles possam expor em seus locais de trabalho. Além dos seminários, com a participação dos trabalhadores de todos os segmentos do trade turístico, adotou-se a estratégia de visitas diretas aos estabelecimentos, onde são feitas, pelos agentes locais, pequenas palestras de sensibilização dos funcionários e dirigentes.

A ampliação dos serviços do Disque Denúncia, bem como a troca do número para 100, também já obteve êxito, com o aumento dos casos encaminhados às autoridades. Hoje o serviço realiza em média 2.246 atendimentos por dia, tendo formalizado 27.504 denúncias de todo o país, entre maio de 2003 e a primeira semana de janeiro de 2007.

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Fonte: Ministério do Turismo

  
  

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Frank Yukio Sumiya

Frank Yukio Sumiya

08/12/2008 13:48:17
Ola eu adorei essa iniciativa de voces estao de Parabens eu acredito na justiça e quero que as pessoas denunciem mesmo e que o governo realmente lute com isso..
Parabens á Policia Federal tambem abraços...