Mares divulga resultados positivos e oferece cooperação a países de língua Portu

http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/export/sites/default/institucional/imagens/imagem_53_grande.jpg Experiência positiva do Brasil no setor será destaque da 4ª Conferência de Ministros do Turismo da CPLP e da

  
  

http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/export/sites/default/institucional/imagens/imagem_53_grande.jpg

Experiência positiva do Brasil no setor será destaque da 4ª Conferência de Ministros do Turismo da CPLP e da Bolsa de Turismo de Lisboa.

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, participará nesta quinta-feira (25), em Lisboa, da 4ª Conferência de Ministros do Turismo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que acontece durante a 18ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Em duas intervenções distintas, o ministro apresentará um panorama sobre a evolução do cenário do setor turístico no Brasil, nos últimos quatro anos, reforçará sua abertura à cooperação com os países da CPLP, e compartilhará a experiência bem-sucedida do programa “Turismo Sustentável e Infância”.

A primeira e mais longa intervenção de Mares Guia, com 15 minutos, contará com a exposição do trabalho “Cenário do Turismo Brasileiro 2003-2006” e a apresentação do “Atlas Turístico do Brasil”. O ministro falará das metas do Plano Nacional de Turismo e seus resultados, com o objetivo de levar mais conhecimento sobre o setor turístico no Brasil e explorar novas possibilidades de cooperação, principalmente no setor de formação profissional e de novos investimentos. O Brasil já recebeu manifestações de interesse de Angola e do Timor Leste, respectivamente nos quesitos assistência técnica para elaboração de projetos e no desenvolvimento de produtos turísticos, e colocará à disposição sua experiência de cooperação nesse setor com instituições como Sebrae e Senac.

O sucesso do programa “Turismo Sustentável e Infância”, que resultou na atração do restante da América do Sul para a ação brasileira, também será compartilhado com os países de língua portuguesa. A partir de fevereiro, a ação se tornará sul-americana, com o lançamento de uma campanha publicitária unificada, veiculada em todo o continente, em quatros línguas: português, inglês, francês e holandês. A possibilidade de repetir a campanha no âmbito da CPLP será oferecida na reunião.

Bolsa de Turismo de Lisboa

Além de participar da Conferência de Ministros da CPLP, o ministro Walfrido dos Mares Guia visitará a Bolsa de Turismo de Lisboa, onde terá reuniões com alguns dos principais investidores portugueses no Brasil. A BTL acontece até o dia 28 de janeiro, e contará ainda com a presença da presidente da Embratur, Jeanine Pires, e do governador da Bahia, Jaques Wagner. A feira portuguesa vem se firmando como uma importante bolsa de negócios internacionais, batendo recordes em área de exposições e número de participantes, em sua maioria portugueses que, devido aos laços que unem nossos países, têm grande interesse sobre o produto turístico brasileiro. Em 2006 a feira teve 54,5 mil participantes, 10% a mais que em 2005. A expectativa de público para este ano é de 60 mil participantes.

Portugal é a 34ª economia do mundo e 13ª da União Européia, com renda per capita de US$ 19,3 mil anuais e Produto Interno Bruto de US$ 170,7 bilhões. A população de 10,5 milhões de habitantes possui 53% economicamente ativos e 68% em idade adulta. A busca do lazer, principalmente no segmento “Sol e praia”, é a principal motivação para os portugueses viajarem ao Brasil (47,6%), seguida de visitas a amigos e parentes (31,6%) e negócios, eventos e convenções (18,6%). Os principais destinos buscados para lazer são Natal (18,3%), Rio de Janeiro (16,7%), Salvador (15,2%), Fortaleza (14,3%) e São Paulo (10%).

_____
Fonte: Ministério do Turismo

  
  

Publicado por em