A Hotelaria Nacional quer o fim da exigência de vistos para turista americano.

Hoje, 5/4, o presidente da Câmara, Deputado Severino Cavalcanti, recebe em Brasília, a comitiva da ABIH Nacional-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, liderada pelo presidente da entidade, Eraldo Alves da Cruz. A audiência solicitada pela ABIH

  
  

Hoje, 5/4, o presidente da Câmara, Deputado Severino Cavalcanti, recebe em Brasília, a comitiva da ABIH Nacional-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, liderada pelo presidente da entidade, Eraldo Alves da Cruz.

A audiência solicitada pela ABIH Nacional, através do Deputado B.Sá do PPS, Piauí terá início às 15 hs, tendo como principal objetivo tratar de assunto referente a liberação de vistos americanos para o Brasil e solicitar apoio do presidente da Câmara na aprovação do Projeto de Lei nº 2430, de 2003, de autoria do Deputado Carlos Eduardo Cadoca, que altera a redação do art. 10 da Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980.

Segundo o `Art. 10. Será dispensada a exigência do visto previsto no inciso II do art.4º desta lei, ao turista nacional de país que dispense ao brasileiro idêntico tratamento, bem como ao nacional dos Estados Unidos da América”.

Além de seus diretores e presidentes Estaduais, a ABIH também convidou importantes membros do trade , para participar da audiência, onde o diretor de Políticas Institucionais da entidade, Pedro Fortes, fará uma exposição do tema, justificando a importância da liberação dos vistos para o incremento do turismo receptivo brasileiro, onde inclui-se o ecoturismo.

De acordo com Eraldo a facilitação da entrada dos turistas americanos em nosso país através da retirada da exigência de vistos para eles, trará um acréscimo imediato de 400 milhões de dólares para o país.

Para a ABIH Nacional não é conveniente para o país a aplicação da reciprocidade. “Os Estados Unidos, diante das ameaças de terrorismo e outros fatores, se vêem obrigados a selecionar a entrada dos visitantes em seu território. Ao contrário do Brasil que precisa de divisas e empregos”, Justifica.

A posição da ABIH Nacional é reforçada pelo fato de que os americanos são os maiores gastadores de dólares no mundo inteiro, responsáveis por 1/3 de toda a receita do turismo mundial.

No entanto, em nosso país e apesar da proximidade que temos, eles só produzem 20% da nossa receita turística total, perfazendo US$ 850 milhões gastos por 671.000 turistas (Embratur- Anuário Estatístico de 2004), quantidade muito pequena se comparada ao gasto dos americanos em outros destinos do mundo.

Ainda em Brasília, logo após a audiência com Severino Cavalcanti, o Senador Paulo Octávio, conduzirá a comitiva para uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também solicitada pela ABIH Nacional visando discussão do mesmo assunto.

Comitiva:

-Deputado Federal, Carlos Eduardo Cadoca, de Pernambuco, autor do Projeto Lei nº 2430, de 2003.

-Deputado Antonio Cambraia, do Ceará. Presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

-Senador Paulo Octávio Pereira, Ex-presidente da Sub-Comissão de Turismo do Senado Federal, Ex-presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e 4º Secretário do Senado Federal.

-Deputado Federal pelo ceará Arnon Bezerra, relator do Projeto Lei nº 2430.

-Eraldo Alves da Cruz- Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.-ABIH Nacional, entidade que solicitou a audiência.

-Pedro Fortes – Diretor de Relações Institucionais da ABIH Nacional, presidente do Comitê de Turismo da Câmara Americana do Estado do Rio de Janeiro e autor do documento que será entregue ao presidente Severino Cavalcanti.

-Álvaro Bezerra de Mello, presidente da Rede Othon de Hotéis e diretor de Relações Internacionais da ABIH Nacional.

-Régis Medeiros, hoteleiro cearense, vice-diretor administrativo da ABIH Nacional e presidente do Fortaleza Convention and Visitors Bureau.

-Suplente de Deputado Federal pelo Maranhão Dr. Nan de Souza. Hoteleiro e presidente da ABIH-Maranhão, além de Secretário de Desenvolvimento regional do estado do Maranhão.

-Tomaz Ikeda, vice-diretor financeiro da ABIH Nacional e presidente da ABIH DF.

-Dr. Helder Carneiro, diretor financeiro da ABIH nacional e diretor geral das organizações hoteleiras da Paulo Octávio no DF.

-Dr. João Luiz Moreira, presidente da Federação Nacional de Conventions Bureaux.

-Norton Lenhart, presidente da Federação Nacional de Hotéis, Bares, restaurantes e Similares, e presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio.

-Dr. Paulo Boechat – presidente da Federação Mineira de Conventions Bureaux e vice-presidente da Federação Nacional de Conventions Bureaux.

-Dr. Luciano Carneiro, diretor da ABIH Nacional para Região Centro Oeste e Secretário de Turismo do Município de Goiânia.

-Dr. Olavo de Castro Neto, ex-presidente do Goiânia Convention Bureau e proprietário do Hotel Castro’s Park.

-Dr. Adalberto Romar, assessor Parlamentar da ABIH Nacional.

Fonte: ABIH

  
  

Publicado por em