A importância da classificação hoteleira

Iniciativa, que está entre os principais projetos do MTur, busca melhorar a qualidade do turismo no Brasil

  
  

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, participou nesta sexta-feira (16), em Ouro Preto (MG), de uma oficina para a discussão do Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem. A cidade mineira é sede do debate sobre a matriz Hotel Histórico desde a quinta-feira (15). A oficina é o quinto encontro promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) tendo em vista a elaboração das novas matrizes de classificação hoteleira.

Durante a abertura do segundo dia da oficina, Silva ressaltou a importância da classificação hoteleira para estruturação do setor turístico e da colaboração dos empresários para o sucesso do projeto. “A classificação está entre os projetos de maior relevância para o MTur. Precisamos preparar o setor e o Brasil para a década de ouro que viveremos com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”.

O novo sistema de classificação hoteleira proposto pelo MTur, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia, definirá os requisitos mínimos de sustentabilidade, infraestrutura e serviço que um empreendimento precisa oferecer para se enquadrar numa determinada categoria.

Ao ajustar a estrutura e os serviços às expectativas dos turistas, a ideia é melhorar a qualidade do turismo no país. E qualidade, especificamente, é uma das garantias oferecidas pelo governo federal ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

O novo sistema contemplará oito matrizes: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta. Dentro de cada matriz, critérios obrigatórios e eletivos (não obrigatórios) estão sendo definidos para enquadrar os empreendimentos em categorias.

Desde a quinta-feira (15), Silva cumpre agenda em Minas Gerais. Ontem, o secretário participou, em Belo Horizonte (MG), da abertura da 5ª. edição do Brasil Sabor, festival gastronômico promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Nesta sexta-feira (16), o secretário participa do 3º. Salão Mineiro do Turismo, que acontece até domingo (18), no Minascentro, na capital minera.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em