Artista plástica oferece pousada diferenciada na Lagoa dos Patos/RS

Empresária recebeu consultoria do Sebrae/RS para estruturar o empreendimento na praia da Lagoa dos Patos, a dez minutos do centro de Pelotas

  
  

O turista que escolher a Praia do Laranjal - uma extensa faixa de areia à margem Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul - para passar o verão este ano encontrará mais conforto e hospitalidade. Idealizada pela artista plástica Roselaine Krolow, a pousada Krolow, inaugurada em dezembro, surpreende os hóspedes pelas cores vibrantes como as da estação e pelos apartamentos que levam o nome dos famosos Doce de Pelotas. A Krolow é atendida pelo projeto Hospitalidade na Costa Doce, uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul e instituições parceiras.

De acordo com a proprietária, Roselaine Krolow, as oito unidades habitacionais da Pousada têm infraestrutura de apartamento e o que as diferencia umas das outras são os detalhes da decoração, as cores e os nomes dos doces que, nesse caso, substituem os tradicionais números dos quartos. Os apartamentos estão classificados como Suítes (Bem-Casado e Ninho); Super Luxo (Olho-de-Sogra e Rei Alberto), e Luxo (Quindim, Camafeu, Brigadeiro e Fio de Ovos).

Para Roselaine, o diferencial da Krolow fica por conta do quarto denominado Rei Alberto, projetado para receber cadeirantes. “Toda a pousada foi organizada para facilitar a estadia desse público”, acrescenta a empreendedora, que investiu nesse segmento devido a experiências na família. Sua avó utilizava cadeira de rodas e enfrentava muitas dificuldades quando viajava ou frequentava sua casa.

Para a satisfação da empreendedora, o período de alta temporada no Laranjal está garantindo lotação máxima à nova pousada, desde a inauguração. Para atender os hóspedes, a proprietária conta com uma equipe de seis pessoas, entre camareiras, recepcionistas e cozinheira. “É uma pousada bem familiar. Eu e meu marido fizemos questão de ficar próximos aos clientes e realizar um atendimento mais personalizado”, destaca.

Para a estação mais fria do ano, o inverno, a Krolow também está preparada. Todos os quartos possuem lareira e a piscina será térmica. “Queremos transformar a Praia do Laranjal em um ponto de parada dos turistas com destino a Jaguarão (RS) e Rio Branco, no Uruguai”, projeta.

Antes de abrir, muito planejamento

Por meio do projeto Hospitalidade na Costa Doce, a empreendedora recebeu consultoria de especialistas em Hotelaria e todos os Procedimentos Operacionais (POP) foram implantados na empresa. A gestora do projeto no Sebrae/RS, Jussara Argoud, relata que foram desenvolvidos POP para os setores de recepção e governança, incluindo questões ambientais. “Com isso, toda a pousada está com seus serviços padronizados”, destaca Jussara.

No trabalho de consultoria houve também a adequação dos serviços para dois perfis: lazer e negócios/eventos; o desenvolvimento do custo de diárias e procedimentos de reserva; controles de hospedagem e financeiro; além da comercialização do produto. “A empreendedora recebeu, ainda, a indicação de enxoval (tipologia de tecido e cor) e dos equipamentos para o desenvolvimento dos serviços. Nessas primeiras semanas, a Pousada tem sido frequentada por pessoas conhecidas da empreendedora no sentido de apontar as melhorias que ainda precisam ser feitas. “É uma atividade bem interessante que contribui muito para ajustar detalhes que só o cliente consegue perceber”, diz Jussara.

A Pousada Krolow era um sonho de Roselaine, que anteriormente trabalhou como autônoma na área de design gráfico. “Sempre quis abrir uma pousada e, por conta disso, me preparei colhendo informações e fazendo contatos em todas as viagens que fiz até hoje. Porém, conforme a empreendedora, a consultoria recebida do Sebrae/RS foi fundamental para a organização do empreendimento. “Até 2011 teremos esse apoio para melhorarmos ainda mais nossos serviços e estrutura”, afirma.

Laranjal

A Praia do laranjal é um lugar movimentado e aprazível, ideal para quem deseja repousar e se divertir. É composta pelos balneários Santo Antônio, Valverde e Prazeres e fica cerca de 10 minutos do centro de Pelotas.

O povoamento da cidade se originou em 1763, quando muitos habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola ocorrida na época, buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, que se localizavam as margens da Lagoa dos Patos – hoje balneário do Laranjal.

Hospitalidade Costa Doce

O Projeto tem como público alvo os meios de hospedagem (hotéis e pousadas) e agências receptivas dos municípios de Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuí, Jaguarão, Mariana Pimentel, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes.

O objetivo é aumentar a oferta de produtos e serviços, ampliando a satisfação dos clientes. O Hospitalidade Costa Doce tem como parceiros as prefeituras municipais, a Agência de Desenvolvimento Costa Doce e a Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul.

O Sebrae/RS atua na região com outras duas iniciativas no setor de turismo: Sabores da Costa Doce e Artesanato Mar de Dentro.

Serviço:
Sebrae/RS - (51) 3216-5165, 3216-5182 ou 9955-8192
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
Sebrae/RS Sul - (53) 3225-0541

Fonte: Agência Sebrae

  
  

Publicado por em

Maria

Maria

19/02/2011 05:40:49
a iniciativa e otima parabens