Diária de hotel no Brasil é a 5ª mais cara do mundo e irá aumentar ainda mais em 2013

Além de ser mais barato se hospedar em países desenvolvidos e com as melhores Redes Hoteleiras do mundo, 53% dos hoteleiros do Brasil pretendem elevar os preços das diárias em 2013

  
  
Cerca de 82% dos brasileiros entrevistados disseram estar otimistas quanto ao setor, contra 68% no restante do mundo

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Strategy One, 53% dos hoteleiros do Brasil pretendem elevar os preços das diárias em 2013. Segundo a mesma pesquisa, o Brasil é o quinto país mais caro do mundo para se hospedar, perdendo apenas para Austrália, Estados Unidos, Japão e França. A tarifa média de uma diária no Brasil é de US$ 139 (cerca de R$ 273).

É mais barato, em média, se hospedar em países desenvolvidos e com as melhores Redes Hoteleiras do mundo como Alemanha, Canadá e Reino Unido. Eles ocupam na lista dos locais mais caros para se hospedar, respectivamente, o sexto, sétimo e oitavo lugar.
Comparando os dados do Brasil com a Europa, por exemplo, o país se destaca negativamente por ter quase o dobro de representantes do setor hoteleiro (53%) interessados em aumentar ainda mais as diárias nos hotéis brasileiros. Na Europa 30% dos entrevistados responderam que pretendem aumentar as tarifas.

Porém, a pesquisa também traz dados positivos. Cerca de 82% dos brasileiros entrevistados disseram estar otimistas quanto ao setor, contra 68% no restante do mundo. Por mais que 53% dos hoteleiros queiram aumentar as diárias dos meios de hospedagem, apenas 29% do número total de entrevistados afirmaram que pretendem contratar novos funcionários em 2013. Ainda assim, este número é bem superior a média mundial que é de 19%.
Estes dados são reflexo dos eventos esportivos que o Brasil irá receber a partir deste ano e durarão até 2016. A Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e depois as Olimpíadas em 2016 estão colocando o Brasil de vez na rota do turismo internacional, mas isso terá um preço (e alto!).

A pesquisa foi encomendada pelo site de Turismo TripAdvisor. Ao total foram entrevistadas cerca de 36 mil pessoas em 26 países, sendo 20 mil representantes do setor hoteleiro e 15.600 viajantes. No Brasil foram entrevistados 277 hoteleiros e 983 turistas.

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em