Webinário e Curso Online Gratuíto

Notícias > Turismo > Meios de hospedagem > 

Empresários do ramo hoteleiro investem em empreendimentos em Alagoas

Somente esse ano, três novos hotéis foram inaugurados no Estado; até 2014, são esperados cerca de 5 mil novos leitos e 10 mil empregos diretos e indiretos

25 de Novembro de 2011.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Maceió

Maceió
Foto: Divulgação

O crescimento do turismo e os investimentos em infraestrutura em Alagoas estão atraindo empreendimentos hoteleiros e fazendo com que empresários locais ampliem os seus negócios. O grupo Ponta Verde, por exemplo, escolheu o destino Alagoas para investir e ampliar sua rede.

Além do Hotel Ponta Verde Maceió, o grupo está investindo em empreendimentos na Praia do Francês. A meta é implantar três novos hotéis na região, sendo o primeiro denominado de Hotel Ponta Verde Praia do Francês, que está em construção e tem provisão para ser inaugurado no segundo semestre de 2012.

Segundo Mauro Vasconcelos, empresário do Grupo, a obra de saneamento será definitiva para a inauguração do hotel. “Os outros dois empreendimentos estão em projeto e entrarão em execução quando as obras de infraestrutura da Região estiverem finalizadas”, garante.

O Hotel Ponta Verde Praia do Francês será um marco para o fortalecimento do turismo na região. O empreendimento do grupo, primeiro dos três projetos para aquela região, terá 94 unidades habitacionais. Serão gerados, no hotel, cerca de 500 empregos diretos e indiretos, dinamizando a economia local da cidade de Marechal Deodoro. O grupo Ponta Verde Hotéis ainda construirá mais dois hotéis na praia do Francês.

Para Mauro, a escolha do Grupo pela Praia do Francês para o investimento se deu pelas belezas naturais. Ele ressaltou ainda que Alagoas precisa de outros destinos com potencial, como Marechal Deodoro. Por isso, apesar de ter recebido convites para investir em outros estados brasileiros, o Grupo optou por Alagoas.

Ocupação hoteleira
Além de novos investimentos, muitos empresários locais estão ampliando seus hotéis e pousadas. Com altos índices de fluxo de turistas e de ocupação hoteleira em Alagoas, os meios de hospedagem estão aumentando o número de leitos e expandindo os empreendimentos para se adequar à demanda turística, que nos últimos quatro anos só vem apresentando crescimento. Um desses hotéis é o Jatiúca, conhecido como o único resort urbano do Estado.

Em janeiro de 2012, serão construídos mais 60 apartamentos, piscina, uma grande área de lazer infantil, além da expansão dos restaurantes. O turista terá disponível, a partir de dezembro de 2013 – prazo para o término das obras - mais 150 leitos. Atualmente, o hotel possui 96 apartamentos no Jatiúca Resort Hotel e 82 suítes no Jatiúca Resort Flat.

Segundo o diretor-geral do Hotel Jatiúca, Frederico Melo, as taxas de ocupação hoteleira registradas em Alagoas fizeram com que a direção do hotel pensasse na ampliação do empreendimento. “Durante alguns anos, tivemos momentos em que a capacidade era pequena para atender à demanda, principalmente no período de alta temporada e nos grandes eventos. Por isso, entendemos que havia a necessidade de ampliar o hotel, não somente com a capacidade de apartamentos, mas com os serviços oferecidos também”, explica.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a ampliação do Hotel Jatiúca é um marco para Alagoas e vai contribuir para a acomodação dos turistas que chegam ao Estado. “Nós trabalhamos com a promoção e divulgação do destino em diversos mercados emissores nacionais e internacionais, e isso é um grande fator de contribuição para o aumento do fluxo de turistas e da ocupação hoteleira. O trabalho integrado entre os setores público e privado só ajuda no desenvolvimento do turismo local. Nós captamos e eles acomodam, são atividades que precisam trabalhar lado a lado”, afirma.

Durante o período de obras do Hotel Jatiúca, serão ofertados 200 empregos diretos e 400 indiretos, totalizando 600 postos de trabalho que vão gerar renda para o Estado.

Já o Maceió Atlantic investiu em ampliação, retrofit na área comum, paisagística e unidades habitacionais. Segundo Marcos Pradines, superintendente de investimentos da Secretaria de Estado do Turismo, a inauguração de novos hotéis e as ampliações e retrofits mostram o momento extremamente favorável para o Turismo alagoano. “Isso demonstra a confiança do investidor na política adotada para turismo e nos resultados alcançados pelo Governo do Estado”, afirma.

Crescimento do setor
De acordo com dados da Setur-AL, o número de novos empreendimentos e ampliações vem crescendo. De 2011 até 2014 são esperados cerca de 5 mil novos leitos e 10 mil empregos diretos e indiretos. Em 2011, três novos hotéis foram inaugurados, o Tropicalis, na Ponta Verde, inaugurado em janeiro; o Mercure, na Pajuçara, inaugurado em agosto, e o Brisa Mar, na Pajuçara, que está em soft opening.

Localizado a uma quadra da praia de Ponta Verde, o hotel Tropicalis possui padrão 4 estrelas, com 110 apartamentos, sala de eventos para 70 pessoas, restaurante, piscina na cobertura, sala de fitness, entre outros opcionais. O Tropicalis Hotel é uma iniciativa dos empresários Glenio Cedrim, que também faz parte da diretoria dos hotéis Salinas (Maragogi e Maceió), e Lenierson Austrilino. Segundo Austrilino, os sócios já têm a pretensão de, em breve, investir em mais dois hotéis em Maceió. São projetos maiores, com 160 apartamentos.

Já o Mercure, Hotel de 4 estrelas, conta com 173 leitos e entre os serviços dispõe de: restaurante, piscina, fitness na cobertura, business Center, room service 24 horas, internet nos apartamentos e Lobby e o Programa de Fidelidade Accor.

Segundo Marcos Pradines, a Setur realiza ações de fomento e mobilização da iniciativa privada na execução das políticas de desenvolvimento do turismo, promovendo a captação e o estímulo aos investimentos nacionais e internacionais.

“A Superintendência de Investimentos coordena os trabalhos de prospecção e divulgação de oportunidades de investimentos em Alagoas, em sintonia com as ações das demais secretarias de Estado. Alagoas tem oportunidades únicas e um governo comprometido com o desenvolvimento”, explica Pradines.

Gerando empregos
O setor turístico é conhecido por gerar empregos diretos e indiretos a baixo custo. Em 2010, ganhou o prêmio como um dos setores que mais geraram empregos em Alagoas, mostrando um crescimento de 165% de 2005 para 2010, segundo os dados da Secretaria de Estado do Trabalho e Qualificação Profissional (Seteq).

Fonte: Governo de Alagoas

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

São Vicente ganha business center e experimenta salto no turismo de negóciosDia do hoteleiro é comemorado no Conotel

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários