Europa ganhará hotel de lixo

O projeto conhecido como “Save the Beach” (salve a praia em português) consiste em recolher o lixo de uma determinada praia durante algum tempo e construir um hotel a partir do que foi encontrado

  
  
Ao total foram recolhidos mais de um milhão de pedaços de lixo para a construção do hotel

A iniciativa não é recente, ela ocorre desde 2010 quando o primeiro hotel de lixo da Europa foi construído em Roma (Itália). Em 2011 foi a cidade de Madrid (Espanha) que recebeu o projeto e este ano será escolhida uma nova cidade. Em 2012 o projeto não construiu o Hotel, mas para este ano está programado a construção de mais um Hotel de Lixo pela Europa!

O projeto conhecido como “Save the Beach” (salve a praia em português) consiste em recolher o lixo de uma determinada praia durante algum tempo e construir um hotel a partir do que foi encontrado. Para evitar o mal cheiro não é utilizado lixo orgânico.

A ideia começou através do artista alemão H.A. Schult que formou um grupo para limpar as praias europeias. Eles recolhiam o lixo, mas faltava o que fazer com tudo aquilo. Daí surgiu a ideia de criar um Hotel de Lixo. O histórico de trabalhos de Schult com o lixo vem desde os anos 60 e um dos seus maiores sucessos foi o trabalho "Trash Men" (Homem de lixo) em que esculturas humanas foram construídas em tamanho natural a partir de lixo. A exposição fez tanto sucesso que percorreu lugares icônicos do mundo, como as Pirâmides do Egito, a Muralha da China e a Praça Vermelha (Moscou).

O sucesso do hotel foi tão grande que as reservas dos quartos se esgotaram em pouco tempo, isso por que o hotel não possui energia elétrica, água encanada e nem portas dentro do prédio

O primeiro hotel foi construído após dois meses de trabalho na praia de Capocotta, próximo a Roma. Foram recolhidos mais de 12 toneladas de lixo, entre eles, Vasilhas de plástico, pedaços de madeira, sacolas plásticas, pneus, pedaços de pano, garrafas PET e latas de metal e refrigerante. O sucesso foi tão grande que as reservas dos quartos se esgotaram em pouco tempo, isso por que o hotel não possui energia elétrica, água encanada e nem portas dentro do prédio. Porém, o que vale é a objetivo do movimento: conscientizar a população para a quantidade de lixo jogada nas praias.

Hotel de Lixo
O Hotel de lixo possui cinco quartos com capacidade para dez pessoas ficarem hospedadas por dia. Em ambas as cidades (Roma e Madrid) os hotéis eram iguais. Além da hospedagem ser gratuíta, foi uma experiência única para quem esteve lá, afinal, quantas vezes você teve a oportunidade de dormir confortavelmente no meio do lixo?

Ao total foram recolhidos mais de um milhão de pedaços de lixo para a construção do hotel. Além disso, foram utilizados guindastes, parafusos, painéis, gerador elétrico e banheiros químicos na fase da construção. Porém, para transformar tudo isso num Hotel foram necessários o trabalho de um arquiteto e três engenheiros. Os hotéis ficam poucos meses montados, após cerca de 4 meses eles são desmontados e o material é reciclado.

Para este ano já existem 10 praias pré-seleciondas para o projeto e nenhuma delas está localizada no Brasil, porém o site já disponibiliza a inscrição de praias para a Temporada de 2014. Quem sabe não seja a chance de uma praia brasileira ser escolhida?

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em