Hotel baiano ganha certificado de sustentabilidade da ABNT

Canto das Águas, da Chapada Diamantina, é o primeiro do País a receber a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas

  
  

Lençóis, município considerado o coração da Chapada Diamantina, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, tem o primeiro hotel sustentável do País, o Canto das Águas. O estabelecimento adquiriu o certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que lhe garante um atrativo a mais para oferecer aos seus hóspedes.

“O perfil do consumidor mudou. Eles estão mais exigentes com relação às questões sociais e ambientais. Então, esse certificado nos fornece maior credibilidade frente aos nossos clientes. Esperamos também que esse título funcione como um motivador para que outros empresários desenvolvam boas práticas em seus estabelecimentos”, afirma Carlos Armiato, proprietário do hotel.

Foram dois anos de consultoria, iniciada pela área de certificação do Instituto de Hospitalidade, através do programa Bem Receber, que conta ainda com a parceria do Sebrae e do Ministério do Turismo. De acordo com o chefe da secretaria do Comitê Brasileiro de Turismo da ABNT, Tiago Valois, a proposta do programa é profissionalizar as práticas sustentáveis no setor de turismo, a partir dos referenciais de segurança da associação.

“As consultorias consistem na elaboração de um diagnóstico e na verificação das condições de sustentabililidade do estabelecimento. No caso do Canto das Águas, eles atendiam à maioria das exigências da ABNT, mas faltavam apenas alguns ajustes”, explica Tiago.

A gestora do projeto Turismo Empreendedor da Chapada Diamantina do Sebrae, Lúcia Leite, destaca que o processo de capacitação envolveu todo o corpo funcional do hotel. “Eles receberam informações importantes sobre sustentabilidade, podendo desenvolver o trabalho de forma ainda mais profissional”, informa a gestora.

Carlos, o proprietário do hotel, afirma ainda que a preocupação com iniciativas sustentáveis existe desde os primórdios da construção do estabelecimento. “As iniciativas não se restringem aos limites do hotel. São ações que buscam apoiar a comunidade, valorizando a cultura local, além das iniciativas voltadas para o meio ambiente, como a separação de resíduos sólidos, a transformação de lixo orgânico em composto para o jardim, o reaproveitamento de água, entre outros”, conta Carlos. Todos esses critérios foram avaliados pelos auditores.

Para o proprietário, reconhecer a importância de cada colaborador nesse processo é o que torna ainda mais valioso o certificado. “Assim que recebemos da ABNT o documento da certificação, fizemos questão de compartilhar com todos os funcionários a nossa alegria, frisando que sem a determinação e empenho do grupo isso certamente não teria acontecido”, ressalta.

Além do hotel Canto das Águas, a ABNT espera certificar outros 249 meios de hospedagem, em todo o Brasil, que estão em processo de avaliação. Outras informações sobre a certificação podem ser adquiridas no site do programa Bem Receber.

Serviço:
Sebrae/BA - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em