Hotel é reconhecido com a certificação SA 8000, esta é a terceira certificação obtida em 5 anos

O Tropical das Cataratas recebeu na quarta-feira, 18/5, a certificação SA 8000 de Responsabilidade Social. O hotel é o primeiro do Brasil a obter o certificado, que atesta o compromisso da empresa no cumprimento dos direitos do trabalhador e proteção dos

  
  

O Tropical das Cataratas recebeu na quarta-feira, 18/5, a certificação SA 8000 de Responsabilidade Social. O hotel é o primeiro do Brasil a obter o certificado, que atesta o compromisso da empresa no cumprimento dos direitos do trabalhador e proteção dos seus funcionários, bem como os servidores de fornecedores do hotel, situado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

A cerimônia foi às 19 horas, no Salão Dom Pedro e contará com a presença do diretor-executivo da Rede Tropical de Hotéis, Agostinho Alberto Pereira Leite Neto, além de representantes do turismo iguaçuense.

Esse é o seu terceiro reconhecimento. O primeiro foi a ISO 14001 referente a qualificação ambiental, sendo o hotel pioneiro na América do Sul a conseguir essa importante certificação, em outubro de 2000. O segundo selo foi ISO 9001:2000 - Sistema de Gestão da Qualidade, obtido em novembro de 2002.

Agora, com a SA 8000, o Tropical das Cataratas completou o tripé: qualidade ambiental, sistema de gestão e responsabilidade social.

“A conquista é um diferencial no segmento, um motivo de orgulho para toda a rede”, afirma o gerente-geral do hotel , José Acir Borges.

Segundo ele, a terceira certidão é o prêmio aos esforços dos funcionários e colaboradores, pois ele enaltece e valoriza a dedicação dos trabalhadores.

“O nosso objetivo, ao buscarmos o selo, foi premiar o grau de satisfação do corpo de 300 funcionários diretos”, conta Borges.

Importância :

A SA 8000 é um conjunto de normas, que vai desde as regras da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) às normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros conjuntos de regulamentações trabalhistas nacional e internacional.

O certificado SA 8000 atesta a responsabilidade social da empresa no cumprimento dos direitos do trabalhador. Para recebê-lo é necessário cumprir vários requisitos que são analisados pelos auditores da DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen —Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão).

Entre os critérios avaliados está o não-envolvimento ou apoio do trabalho infantil; não-apoio ao trabalho forçado; oferecimento de ambientes com saúde e segurança; respeito ao direito de associação dos trabalhadores e à negociação coletiva; ausência de discriminação; existência de práticas adequadas previstas em lei; horário de trabalho em conformidade com a legislação; e remuneração compatível aos padrões exigidos pelo segmento.

Sobre a DQS :

Essa certificação tem reconhecimento internacional, é baseada no modelo ISO e pode ser aplica a muitos setores. A empresa certificadora, a DQS, é de origem alemã e tem credibilidade mundial. Ela foi constituída em 1985 exclusivamente para certificar sistemas de qualidade em conformidade com os requisitos das normas ISO série 9000 ou outras de igual relevância.

A DQS certificou até hoje cerca de 25 mil empresas. Devido ao seu pioneirismo, foi a primeira do ramo a receber o credenciamento para QS-9000 no Brasil e na Alemanha, e fez parte do primeiro grupo a receber o credenciamento ISO 14001. Mundialmente, os certificados DQS possuem elevado grau de aceitação.

Além da SA 8000 de Responsabilidade Social, o Tropical das Cataratas tem outros dois certificados de sua excelência. O primeiro foi a ISO 14001 referente à qualificação ambiental, sendo pioneiro na América do Sul a conseguir a ISO 14001, em outubro de 2000. O segundo foi a ISO 9001:2000 - Sistema de Gestão da Qualidade, obtido em novembro de 2002.

O hotel conseguiu, por exemplo, a redução no consumo de energia elétrica com a implantação de economizadores nos apartamentos, substituição das lâmpadas econômicas. Esta diminuição propiciou em quatro anos uma significante economia que daria para abastecer o imóvel por quatro meses.

Já o seu padrão do atendimento está reconhecido na ISO 9001:2000 - Sistema de Gestão da Qualidade, obtido em novembro de 2002. O selo atesta o alto nível nos serviços de hospedagem, alimentação, lazer e eventos, bem como a melhoria na qualidade de vida dos hóspedes e clientes. O grau de atendimento é obtido através de uma ação focada na excelência dos serviços com qualidade de recursos humanos e tecnológicos.

Entre outros pontos, o programa visa manter elevada a satisfação dos clientes, conservar a eficácia do acolhimento e da infra-estrutura do hotel, garantir o elevado nível na recepção, melhorar freqüentemente a produtividade por colaborador e aperfeiçoar programas de lazer.

Fonte:Grampo Comunicação

  
  

Publicado por em

Márcio Medeiros

Márcio Medeiros

06/11/2008 20:09:25
eu acredito que cada vez mais os hotéis devem investir em treinamento e cursos para seu pessoal. Além de ser um diferencial, é evidente que os clientes procurem sempre por um atendimento melhor.