Hotel fazenda fortalece turismo em Uruguaiana

Infraestrutura e conforto do empreendimento revelam potencial turístico da região

  
  

Para impulsionar o turismo, uma região deve apresentar infraestrutura adequada e ofertar produtos e serviços de qualidade para bem receber os turistas. Com foco na qualificação de empreendimentos turísticos da região da Campanha e Fronteira Oeste, o projeto Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho, impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, tem disponibilizado capacitações para profissionalizar os empreendimentos que atuam nesse segmento. É o caso do Hotel Fazenda Tio Chico, com sede no distrito de Itapitocay, em Uruguaiana, que se firma como mais uma opção de empreendimento turístico de alto nível na região. O hotel será aberto ao público nesta terça-feira (17) para visitação, e passará a receber hóspedes a partir do dia 1º de abril.

O gerente da regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae/RS, Ricardo Barbará Dias, destaca que esse novo empreendimento representa uma quebra de paradigmas na região, pois se trata de uma propriedade rural que volta seu foco para o segmento de turismo. “O grande fator de relevância nesse empreendimento é a iniciativa do empresário Francisco Ribeiro Tellechea de levar adiante sua ideia e implantar um negócio desse porte”, afirma. Conforme Bárbara, a iniciativa certamente irá estimular outros empreendedores a seguirem esse modelo.

O gestor do projeto Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho, Marcelo Baranski Feres, assinala que no decorrer desse ano o Hotel Fazenda Tio Chico receberá do Sebrae/RS suporte para montagem de cardápios a serem servidos aos hóspedes e também para elaboração do plano de divulgação do empreendimento.

“O hotel receberá, por parte do projeto, consultorias individuais com foco em turismo com o objetivo de qualificar ainda mais os serviços prestados”, destaca. Conforme o gestor, desde que o hotel passou a fazer parte do projeto, em julho de 2008, foi realizado um diagnóstico do empreendimento por um consultor setorial para apontar os pontos a serem trabalhados.

O sócio-proprietário do Francisco Ribeiro Tellechea destaca que o empreendimento irá propiciar o sentimento de verdadeiros estancieiros a adultos e crianças durante os dias em que estiverem hospedados. “Queremos que as pessoas se sintam em casa e entendam como é viver em uma estância”, relata. Sobre a alimentação, Tellechea destaca que serão servidos pratos típicos, como churrasco, carreteiro de charque, além de peixe, camarão e aves. “Os hóspedes também poderão usufruir de uma piscina e de suítes com quarto e sala para acomodação de até quatro pessoas. O hotel também contará com um local para leilões”, acrescenta.

O projeto Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho atende 80 pousadas rurais, restaurantes, agências de turismo, artesãos, museus e casas de cultura de 11 municípios da região da Campanha e Fronteira Oeste do estado (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Quaraí, Itaqui, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana). O projeto tem como objetivo aumentar o fluxo de turistas na região do Pampa Gaúcho utilizando a cultura regional, hábitos e costumes para agregar valor ao produto.

Serviço:
Sebrae/RS - (51) 3216.5165 e (51) 3216.5182
Sebrae/RS Campanha e Fronteira Oeste - (55) 3412.5759

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em