Hotel Show começa nesta quinta-feira no Expotrade-Pinhais, em Curitiba

No período de 10 a 12 de Abril de 2003, das 14 às 20 hs, , a ABIH-Paraná, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, realiza na região Metropolitana de Curitiba, Paraná, no Pavilhão do Expotrade-Pinhais, a II Edição do Salão da Indústria de Hotéi

  
  

No período de 10 a 12 de Abril de 2003, das 14 às 20 hs, , a ABIH-Paraná, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, realiza na região Metropolitana de Curitiba, Paraná, no Pavilhão do Expotrade-Pinhais, a II Edição do Salão da Indústria de Hotéis, Motéis, Meios de Hospedagem, Bares, Restaurantes e Buffets. Para o evento é esperado um público especializado de 7 mil pessoas.

Entre as principais atrações do Hotel Show 2003 destacam-se o II Salão Paranaense da Indústria de Hotéis, Motéis, Meios de Hospedagem Bares, Restaurantes e Buffets, uma feira para a exposição de equipamentos, produtos e serviços voltados à hospedagem e gastronomia e uma arrojada programação técnica dedicada à apresentação de temas ligados ao setor e capacitação dos profissionais que atuam na área.

Os organizadores do evento, querem ainda estimular a capacidade empreendedora dos empresários do setor e de outros investidores interessados na prospecção de novos negócios em restaurantes, bares, buffets, hotéis, motéis e outros meios de hospedagem. Paralelo, haverá a Rodada de Negócios, apoiada pelo Sebrae-Paraná, que será dividida em duas partes .

No dia 10 um grupo de potenciais compradores de serviços hoteleiros, entre agentes de viagem, empresas, operadoras de turismo e organizadores de eventos estarão com suas agendas abertas durante o período das 14 às 19hs para atender aos hotéis de toda a região interessados em apresentar seus equipamentos como alternativa para atendimento de grupos, eventos e até mesmo para acomodação de executivos e de turistas em geral.

Para participar basta que o hoteleiro esteja inscrito no Hotel Show 2003 de preferência previamente pela internet ou através de fax (41)3721177.O perfil das empresas convidadas como “compradoras” está disponível no site do evento.

Já no dia 11 de abril, também das 14 às 19 horas será a vez de um grupo de hotéis, restaurantes, buffets e motéis convidados estarem disponíveis para atendimento de pequenos e médios empresários fornecedores de produtos e serviços para a motelaria, hotelaria e gastronomia.

Os fornecedores terão oportunidade de apresentar a estes “potenciais compradores” seus produtos como alternativa para abastecer hotéis, restaurantes e motéis. A expectativa é grande em todo o setor , considerando que os hotéis são grandes consumidores de bens duráveis e não duráveis que vão do artesanato a indústria alimentícia, passando ainda pelos serviços especializados.Finalizando a programação do evento ,também haverá um ciclo de palestras e cursos .

PROGRAMAÇÃO

Hotel Show 2003 - Programa Oficial

Dia 10/04 -Quinta Feira:

14hs – Abertura Oficial da Feira

15hs - Palestra: “Como aumentar as vendas em Hotéis, Motéis e Restaurantes”

16hs- Palestras Setoriais:

-Hotéis: “Terceirização de Alimentos & Bebidas na Hotelaria – Vantagens e Riscos”

-Motéis: “Pensando com o cliente – O que um usuário quer de um Motel”

-Restaurantes/Buffets: “Segurança Alimentar”

16hs às 19hs – Rodada de Negócios em Hotelaria – Operadores/Agências X Hotelaria

19hs – Coquetel no Expotrade

20hs – Jantar de Confraternização ( por adesão)

Funcionamento da Feira : das 14 às 20hs

Dia 11/04 - Sexta Feira:

14hs – Abertura da Feira

15hs - Palestra: “O novo Código Civil e a administração de Negócios na Hotelaria-Motelaria e Restaurantes”

16hs- Palestras Setoriais:

-Hotéis: “Como reduzir os gastos com energia e água na hotelaria”

-Motéis: “Cozinha rápida na Motelaria – Atrativo ou Despesa? “

-Restaurantes/Buffets: “A administração de Cardápios em Restaurantes e Buffets”

16hs às 19hs – Rodada de Negócios no Mercado Hoteleiro – Fornecedores X Hotelaria

Funcionamento da Feira : das 14 às 20hs

Dia 12/04 - Sábado:

14hs – Abertura da Feira

15hs - Palestra: “Como vencer os desafios da baixa estação na Hotelaria-Motelaria-Gastronomia”

16hs- Palestras Setoriais:

-Hotéis: “Legislação Protetiva do Consumidor e a Hotelaria”

-Motéis: “Marketing para aumentar as vendas no Motel”

-Restaurantes/Buffets: “Administração de Compras e Armazenagem de Alimentos”

  • Funcionamento da Feira : das 14 às 18hs

Pesquisa aponta estabilidade na hotelaria curitibana

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná – ABIH-PR – finalizou as primeiras pesquisas estatísticas sobre o movimento hoteleiro em Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo a entidade, a receita bruta em 2002 chegou a 65 milhões de reais, nos 81 hotéis e 26 flats da cidade. A taxa de ocupação ficou entre 48% e 50%, sendo que os hotéis padrão três estrelas alcançaram a média de 40% a 45% e os de padrão quatro e cinco estrelas puxaram a ocupação para cima, ficando entre 52% e 57%.

Este resultado aponta estabilidade na Indústria Hoteleira da cidade, uma vez que o número de leitos aumentou de 12 mil em 2001 para 12.500 em 2002 e a taxa de ocupação é basicamente a mesma nos dois anos.

Para os próximos 12 meses, a ABIH-PR prevê a construção de 10 novos empreendimentos, a maioria padrão quatro e cinco estrelas. O nome das novas redes ainda não é divulgado para o mercado, mas sabe-se que entre elas estão as redes Pestana e Ceasar. Esta constatação é a que mais preocupa.

Segundo o presidente da entidade, Hercilio Struck, `a manutenção dos números das taxas de ocupação não quer dizer que a cidade precise ou comporte um aumento brusco em seu número de hotéis, mas que são necessárias ações conjuntas no trade para continuar aumentando proporcionalmente a circulação de turistas`.

A pesquisa também informa que o Parque Hoteleiro curitibano emprega cerca de nove mil pessoas com carteira assinada, fora os empregos temporários em meses de pico (maio a outubro) e os indiretos.

Carnaval 2003 – Durante o período de carnaval, a hotelaria curitibana experimentou um considerável aumento de sua taxa de ocupação, onde os hotéis padrão cinco estrelas alcançaram em média 62%, os quatro estrelas chegaram a 54% e os três estrelas abrigaram a maior fatia de mercado operando com até 66% de seus leitos ocupados.

Segundo a ABIH-PR, este público é, em sua maioria, de São Paulo, mulheres (65%), estando a faixa etária entre 40 e 60 anos. O motivo pelo qual o hóspede procura a capital paranaense no período de carnaval é o fato de a cidade apresentar opções de lazer diferentes da maioria, ou seja, este público é cativado pela calmaria, beleza dos parques, opções de gastronomia e passeios tranqüilos pela Serra do Mar e cidades históricas de Morretes, Paranaguá e Antonina.

Segundo o Presidente da ABIH Paraná, Hercílio Struck, os empresários do setor hoteleiro no Paraná tem constantemente investido em tecnologia e na melhoria de sua infraestrutura o que permite dizer que a realização deste Salão para fornecedores será uma grande oportunidade para quem quer comprar e quem quer vender.

A co-promoção do Hotel Show é da AMOPAR – ABRASEL - SEBRAE/PR – Fórum Paranaense de Turismo - Curitiba Convention Bureau – Sindicato dos Hotéis Bares Restaurantes e Similares de Curitiba.

Apoio Oficial: SEBRAE – PR.

Serviços:

PJ Eventos Feiras & Congressos
Rua : José Risseto, 1023 – Sta. Felicidade

Curitiba – Paraná – Brasil

Fone/Fax: 55 41 3721177

Fonte: Amazonas Press Assessoria & Comunicação

  
  

Publicado por em