Hotelaria brasileira aprova nova classificação

A proposta do governo é realizar o Novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem no Brasil de forma participativa, aberta e transparente.

  
  

O novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem do Brasil chega a sua metade revertendo críticas iniciais. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o projeto propõe estabelecer critérios para oito tipos de empreendimentos: hotéis urbanos, resorts, hotéis fazenda, pousadas, flats, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados cama & café, matriz discutida no Rio de Janeiro nesta semana.

De acordo com o Diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, essa reticência deveu-se a falta de informações sobre o sistema.

Segundo Moesch,“após tomar conhecimento da proposta do governo, os envolvidos com o turismo brasileiro naturalmente passaram a apoiar o projeto. Trata-se de uma padronização e um referencial para os meios de hospedagem, sendo o conceito de classificação, acima de tudo, um instrumento de comunicação do turista com o mercado”.

O encontro para discutir a nova matriz para classificação de Cama e Café no Rio de Janeiro reuniu cerca de 30 representantes de governos, da hotelaria, de empreendimentos turísticos e terceiro setor. Cama & Café caracteriza-se como um meio de hospedagem familiar, sendo os proprietários os anfitriões dos hóspedes.

A proposta do governo é realizar o Novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem no Brasil de forma participativa, aberta e transparente. A dinâmica da participação no processo em toda sua extensão é voluntária. A construção das Novas Matrizes pode, inclusive, contar com a participação a distância.

Os interessados podem enviar sugestões e contribuições. Basta acessar o site www.turismo.gov.br e conferir as matrizes coletadas que ficam submetidas a um período de consulta pública.

Os encontros prosseguem nesta sequência:

· Hotel Histórico – Ouro Preto (MG) - dias 15 e 16 de abril

· Pousada - Natal (RN) - dias 26 e 27 de abril

· Flat – Vitória (ES) – dias 3 e 4 de maio

· Hotel de Selva – Manaus (AM) – dias 6 e 7 de maio

Fonte: Adriano Frauches

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em