Maceió registrou maior taxa de ocupação hoteleira em 2009

O turismo em Maceió encerrou o ano de 2009 com a melhor taxa de ocupação dos últimos anos na hotelaria - nos feriadões, finais de semana, férias, Natal e réveillon girou em torno de 90% a 100%.

  
  

O turismo em Maceió encerrou o ano de 2009 com a melhor taxa de ocupação dos últimos anos na hotelaria - nos feriadões, finais de semana, férias, Natal e réveillon girou em torno de 90% a 100%.

As ações de melhoria da infraestrutura da cidade e a credibilidade da Prefeitura motivaram os empresários a investirem no setor, com novos restaurantes, pousadas e hotéis, como o Brisa Tower, Porto da Praia, Ritz Coralli, Radisson Maceió. Outros sete empreendimentos hoteleiros já começaram a ser construídos.

Para 2010, a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, está confiante no crescimento do turismo em ressonância com crescimento da cidade. A secretária da Semptur também fez um breve resumo das ações realizadas em 2009:

Centros de Informações Turísticas – De janeiro até setembro de 2009, 11.187 turistas procuraram os Centros de Informações Turísticas (CITs) do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, da rodoviária, do Mercado do Artesanato, do Shopping Maceió e do Alagoinhas para obter informações sobre a cidade. Comparando com o mesmo período de 2008, o número de visitantes cresceu em 49, 28%.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras – O novo voo ligando Maceió a Campinas (SP) parte do Aeroporto de Viracopos às 23 horas, todos os dias, com chegada à capital alagoana às 2 horas. Na volta, o voo parte às 3 horas de Maceió e aterrissa em Campinas às 6 horas.

Trip Linhas Aéreas - No dia 20 de dezembro, a companhia aérea Trip começou a operar em Maceió com voo diário ligando Maceió a Belo Horizonte (MG), Recife e Fernando de Noronha (PE).

Fretamentos - Até o carnaval desse ano, a capital alagoana vai receber dois voos semanais trazendo cerca de 300 turistas de Brasília (DF) e do Rio de Janeiro (RJ). O primeiro fretamento aconteceu no dia 19 de dezembro, pela companhia TAM, com voos semanais diretos Brasilia/Maceió, chegando aos sábados, com capacidade de 174 assentos. Já no dia 27 de dezembro, iniciaram os voos Rio de Janeiro/Maceió pela companhia Webjet, com 145 assentos, sempre aos domingos

Hotéis - A ocupação nos hotéis está sendo considerada a melhor dos últimos anos, com média anual de 75% e nos feriadões ficou entre 80% a 100% O hotel Radisson Maceió, da rede Atlantica Hotels International, começou a operar no dia 15 de outubro, com 195 unidades na categoria luxo, na Praia da Pajuçara. O investimento foi de R$ 40 milhões e gerou 100 empregos diretos (90% para alagoanos).

Até 2012, Maceió vai ganhar mais sete hotéis de 4 a 5 estrelas (Expresso R1, Meridiano, Holiday Inn, Beiriz, Ritz Suítes, Mercure Pajuçara e Tropicana). Os novos hotéis vão aumentar a oferta para oito mil leitos. Cada meio de hospedagem deve gerar uma média de 100 empregos diretos.

Fonte: Prefeitura de Maceió

  
  

Publicado por em