Mercado de albergues cresce 25% ao ano

Dados da Hostelling International indicam a existência de quatro mil empreendimentos em noventa países. No Brasil são mais de cem

  
  
Palestra no núcleo do conhecimento reuniu mochileiros e atraiu grande público

Imagine ter uma casa em cada lugar do mundo, a despeito das limitações financeiras. Essa é a sensação de 3,7 milhões de pessoas que, no mundo todo, são associados à rede Hostelling International (HI).

O sistema de hospedagem, que segue um programa de controle de qualidade, possui quatro mil albergues da juventude em noventa países, formando uma grande rede de intercâmbio social “que ajuda ‘jovens de espírito’ a viajar para conhecer pessoas, culturas e lugares, além de promover a troca de gentilezas num ambiente comunitário e de alegria”. A definição é de Maria José Giaretta, vice-presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, que falou ao público do Núcleo do Conhecimento na noite do último sábado (29), durante o 5º Salão do Turismo.

Com grande velocidade, esse mercado cresce a taxas de 25% ao ano. Segundo Giaretta, essa modalidade de hospedagem é reconhecida pela Unesco desde 2003 como Centros de Cultura de Paz. Um dos ambientes que justificam esse título são as cozinhas coletivas. “Na cozinha, as pessoas trocam gentilezas, se desapegam de detalhes que dificultam a convivência. E ainda rola paquera”, conta a líder da federação.

Este é um viajante consciente, jovem e de espírito comunitário, que busca desenvolver independência e adquirir experiências cosmopolitas. “O mochileiro e alberguista viaja fora dos esquemas convencionais de turismo. Em busca de aventura, solitário ou em pequenos grupos, tem o desejo de mergulhar na cultura do lugar”, explicou Giaretta.

Espalhados pelo mundo, estão disponíveis 350 mil leitos que geram cerca de R$ 500 milhões de receita anual para a rede de HI. No Brasil, há 45 mil sócios ativos e cem empreendimentos distribuídos pelas cinco macrorregiões brasileiras. A rede de “hostels” existe desde 1909.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em