Pernambuco registra ocupação de 92% nos hotéis durante São João

A movimentação de turistas e paraibanos pelos principais polos turísticos no Estado, durante o período junino, superou as expectativas do setor

  
  

A movimentação de turistas e paraibanos pelos principais polos turísticos no Estado, durante o período junino, superou as expectativas da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo). Todos os municípios registraram fluxo de visitantes acima da média para o período, em especial, no entorno de Campina Grande – onde acontece o Maior São João do Mundo – e na região do Brejo, nas cidades de Bananeiras e Areia.

Segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, há informações de que todos os hotéis nessas cidades registraram ocupação de 92% em média. Ela destacou o fato dos paraibanos estarem circulando pelas cidades turísticas do Estado. “Além da presença de muitos turistas do Nordeste – em sua maioria – e do Sul e Sudeste do País, ficou claro que os paraibanos estão querendo conhecer mais de perto os nossos roteiros turísticos, o que é bastante positivo”, avaliou a presidente da PBTur.

Números reais – Os números da ocupação hoteleira registrados pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB) batem com os informados pela PBTur. De acordo com a instituição, a média de ocupação dos hotéis associados chegou a 92% no feriadão junino e de Corpus Christi, acima da média registrada no mesmo período do ano passado. Muitos hotéis registraram 100% de ocupação, inclusive, na Costa do Conde, que supriu a demanda de turistas que visitaram João Pessoa.

Para o gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, a Capital paraibana viveu um “processo de ebulição” de turistas no último final de semana. “Foi até surpreendente, pois, apesar do trabalho de divulgação estar sendo feito com seriedade e profissionalismo pelo trade paraibano, a partir da PBTur, os resultados deveriam ter sido colhidos a partir do próximo ano. Tivemos um resultado excelente, fruto desse trabalho, que passou a ser intensificado em parceria com todo o trade”, enfatizou Lucena.

Ruth Avelino destacou que o trabalho de divulgação dos roteiros turísticos paraibanos segue em ritmo acelerado. Um grupo de quatro jornalistas europeus e sul-americanos (França, Portugal, Espanha e Argentina) está no Estado desde domingo (26) conhecendo os diversos pontos turísticos e os festejos juninos de Campina Grande. Nesta segunda-feira (27), o grupo está conhecendo as pedras de Itacoatiara, em Ingá, e chega a João Pessoa na terça-feira (28), onde fará city tour pela Capital paraibana e Cabedelo. Na quarta-feira (29), o grupo visita as praias da Costa do Conde.

Essa ação, de acordo com a presidente da PBTur, reforça também a parceria que o Governo do Estado está estabelecendo com a Embratur, que fez questão de incluir a Paraíba nas visitas feitas pelos jornalistas estrangeiros, num reconhecimento do potencial turístico que o Estado tem para atrair turistas do exterior. Ruth Avelino disse que desde fevereiro deste ano as ações de divulgação do destino Paraíba têm sido intensificadas e que os indicadores apontam para um forte crescimento de movimentação de turistas durante o ano todo, não apenas nos períodos de alta estação.

Turistas do Sul – Um grupo de 16 turistas de Santa Catarina, a maioria da cidade de Concórdia, que veio à Paraíba para conhecer de perto os festejos juninos, chegou em João Pessoa no dia 18 de junho e tem visitado todos os lugares onde acontecem as manifestações culturais. De acordo com a professora universitária de Artes Visuais, Ana Maria Pereira, a espontaneidade e alegria das pessoas que ‘brincam’ o São João é impressionante. “É uma alegria contagiante, que empolga a todos”, afirmou.

A agente de viagem Maria Neusa afirmou que a festa promovida em Campina Grande é diferente de tudo que já viu. “Na Paraíba, fica evidente que as manifestações culturais estão voltadas em torno da arte, da preservação da cultura. “Aqui, a gente vê realmente a verdadeira festa junina, com as suas quadrilhas que representam a real expressão artística”.

O grupo, através dos agentes de viagens, pretende manter um intercâmbio com o trade paraibano, a partir da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), para incentivar a vinda de turistas catarinenses para a Paraíba e levar os paraibanos para Santa Catarina. O secretário de Cultura de Machadinho (RS), Guilherme Panhu, que integra a comitiva, disse que vai iniciar o processo de divulgação dos roteiros da Paraíba e convidar outras pessoas a visitarem o Estado.

Fonte: Governo de Pernambuco

  
  

Publicado por em