Pousada do Engenho, no Rio Grande do Sul, convida ao descanso no feriado de 2 de novembro

O feriado de Finados é uma data que convida à reflexão e ao descanso.

  
  

O feriado de Finados é uma data que convida à reflexão e ao descanso. Nada melhor do desfrutar desses dias calmos na Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, a cerca de 120 km de Porto Alegre.

Eleita pela revista Marie Claire uma das 100 pousadas mais charmosas do País, e recomendada pelo Guia 4 Rodas, a Pousada do Engenho está localizada em dois hectares de mata nativa onde ficam distribuídas suas dez cabanas. Muito confortáveis e estrategicamente localizadas, as cabanas oferecem o máximo de privacidade e silêncio para seus hóspedes.

Os irmãos Alex e Ananta Alano e a gourmet Suvari Lemos capricharam nos detalhes que fazem deste um lugar especial e privilegiado. Tetos solares (skylight), calefação, lareira, hidromassagem com vista para a mata, travesseiros de penas de ganso, chinelinhos de lã, camas Queen size, tapetes de lã que levam às varandas das cabanas, uma seleção musical sofisticada e, para quem aprecia, um chimarrão sempre quentinho para aquecer a alma. Para completar o deleite, um mini-spa traz massagem, sauna e ofurô. Para os adeptos de esportes, quadra de tênis, piscina e sala de fitness

Devidamente batizado de Casa de Babette, o restaurante traz desde pratos da gastronomia de Minas Gerais à excentricidade da cozinha indiana. Odores e sabores que utilizam o máximo de produtos orgânicos em que muitas das ervas e temperos são plantados lá mesmo, na horta da pousada.

Sobre a Pousada do Engenho

Localizada em São Francisco de Paula (RS), a cerca de 40 quilômetros de Gramado, conta com 10 cabanas distribuídas em dois hectares de mata nativa. São espaços extremamente confortáveis e estrategicamente localizados para garantir privacidade e perfeito convívio com a natureza. O estalar da lenha na lareira, o barulhinho da água na fonte ou o farfalhar do vento nas copas das árvores complementam-se ao ambiente em total harmonia com os pequenos confortos do mundo tecnológico. É possível desfrutar de um bom filme nos televisores com tela de cristal líquido, seja no DVD seja na TV a cabo (uma pequena DVDteca com excelentes títulos fica à disposição dos hóspedes), músicas especiais no CD player e acesso a Internet com sistema wi-fi.

Conduzida por três proprietários, os gaúchos Alex e Ananta Alano mais a gourmet mineira Suravi, a pousada é feita de detalhes que fazem a diferença: tetos que se abrem para o luar (skylight), calefação, lareira, hidromassagem com vista para a mata, travesseiros de plumas de ganso, secador de cabelo, uma simpática nécessaire com diversos mimos, chinelinhos de lã, incensários com odores afrodisíacos e roupões de banho. Ali, sobre as cadeiras de balanço encontram-se mantinhas para segurar o friozinho. Um gostoso chimarrão pode ser apreciado bem acomodado em espaçosas redes.

Um Atrativo à parte é a Casa de Babette, o aconchegante restaurante sobre o jardim principal, onde um cardápio de delícias preparadas pelos donos da casa complementa o idílio de tantos prazeres. Com vistas para o verde, pode-se desfrutar do café da manhã, um almoço ou um jantar à luz de velas. O cardápio vai da simples cozinha mineira à sofisticação da culinária indiana. “É a coletânea dos pratos que mais gostávamos de fazer... e comer!”, diz o proprietário Alex Alano. O local se estende até as cabanas, uma vez que o hóspede pode desfrutar ali mesmo de todas as refeições.

Outro ponto importante na pousada é o Engenho do Corpo, a sede do “centro de prazeres”, como é chamada a área de lazer: um centenário engenho de mandioca transformado em salão de jogos, lounge com lareira, música ambiente e biblioteca para doces momentos de fare niente. A cafeteria é uma opção para quem quer ver o tempo passar sem se preocupar. O ofurô, a sauna a vapor e a sala de massagens completam a área de prazeres do Engenho do Corpo num ambiente de bom gosto e aconchego.

Na área externa da pousada, uma quadra de tênis está à disposição. Piscina e solarium complementam as opções de lazer. A propriedade oferece pequenas trilhas e alguns recantos especiais como a casinha do Tarzan, o “baião de dois” (um balanço para namorar) e o cantinho do Buda. Nas proximidades da pousada pode-se fazer caminhadas ao redor do lago São Bernardo ou uma visita ao Parque das Oito Cachoeiras.

A Pousada do Engenho dispõe de parcerias para a realização de diversos passeios de van (Cânions, Vale dos Vinhedos, Cachoeiras, Gramado e Canela, entre outros), a pé (tracking e caminhadas) ou a cavalo (dentro de fazendas da região, são passeios de algumas horas ou até três dias).

Sobre a região

Estrategicamente posicionada numa região do Rio Grande do Sul onde a natureza exibe charme e exuberância, São Francisco de Paula fica a mais de mil metros acima do nível do mar. A cerração forte, que ocorre inclusive no verão, imprime ares europeus à bela paisagem.

O município é rico em lagos e cascatas e abriga a FLONA, Floresta Nacional preservada pelo Ibama e o projeto PRÓ-MATA, que é um convênio entre a PUC-RS e a Alemanha para o desenvolvimento de pesquisas de conservação ambiental. Possui uma boa infraestrutura, contando com bancos, restaurantes, supermercados, rodoviária, táxis e hospital.

O forte de São Chico, como também é conhecida São Francisco de Paula, é o aspecto campeiro da cidade. A simplicidade e a autenticidade são a tônica do lugar: não se surpreenda ao encontrar gaúchos a caráter que o cumprimentem com inusitada intimidade, comprovando a fama hospitaleira do povo.

O Lago São Bernardo, a dois quilômetros do centro, é uma das referências locais, assim como o Parque das Oito Cachoeiras, com 150 hectares de mata natural e inúmeras trilhas. A Barragem da Divisa (na Estrada Blang), a 18 quilômetros do centro, e a Barragem do Salto, na estrada que liga a Canela, são pontos que atraem muita gente durante o verão. Outras opções são as cascatas do Ronda, na saída para Cambará do Sul, a dois quilômetros do centro, a do Passo da Ilha, no Rio Tainhas e a do Passo do "S", também no Rio Tainhas. Bem próximo de São Francisco está uma das mais belas vistas do Estado. É o platô da Serra do Umbu, de onde é possível observar o litoral gaúcho.

Por sua localização estratégica entre Canela e Cambará do Sul, São Chico é a melhor opção de hospedagem para visita a estes santuários. São Chico faz parte da Região das Hortênsias ao lado de Nova e das tradicionais Canela e Gramado.

Mais informações podem ser obtidas no fone (54) 3244 1270, e.mail pousadadoengenho@pousadadoengenho.com.br e site www.pousadadoengenho.com.br.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em

Renato Schebela

Renato Schebela

30/10/2009 10:14:50
Dizem que é uma das melhores pousadas da serra gaúcha. Amigos meus que moram na Flórida adoraram!