Resorts terão quatro ou cinco estrelas

Grupos chamaram a atenção para a necessidade de as matrizes serem flexíveis e considerarem a grande diversidade de equipamentos

  
  

Resorts brasileiros só serão classificados em quatro ou cinco estrelas. Essa é a principal decisão do grupo de trabalho que reuniu governo, trade, representantes de sindicatos, associações e faculdades da Bahia, ontem e hoje (23), em Salvador (BA).

O Ministério do Turismo (MTur) está promovendo encontros nas regiões Brasileiras, para discutir matrizes de avaliação para oito segmentos de meios de hospedagem: hotel urbano, histórico, de selva, fazenda, resort, flat, cama e café, pousada. O próximo encontro será no fim do mês, no Sesc Porto Cercado, a 200km de Cuiabá (MT).

Os grupos avaliam requisitos mandatórios (mínimos para a classificação) e eletivos para a avaliação nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e serviços.

No encontro de Salvador, os grupos chamaram a atenção para a necessidade de as matrizes serem flexíveis e levarem em consideração a grande diversidade de tipos de resorts. Lembraram que, em Minas Gerais, por exemplo, haverá um resort com cinco tipos diferentes de esportes eqüestres e outro dedicado ao golfe. No Rio Grande do Sul, há resort com a temática uva e vinho.

Outra decisão tomada no encontro é que a escolha de fornecedores não deve ser um requisito mandatório, levando-se em consideração, por exemplo, distâncias entre localidades. No que diz respeito à acessibilidade, o que não estiver detalhado na lei deverá constar da matriz de infraestrutura. Na área de serviços, a qualificação de mão-de-obra é o ponto alto.

O documento final está sendo consolidado. Ficará no site do Ministério do Turismo por 20 dias para consulta pública. Os encontros prosseguem dias 30 e 31 deste mês, em Cuiabá, para Hotel Fazenda; dias 8 e 9/4, no Rio de Janeiro, para Cama & Café; dias 15 e 16/4, em Ouro Preto, para Hotel Histórico; dias 26 e 27/4, em Tibau do Sul(RN), para Pousada; dias 3 e 4/5, em Vitória (ES), para Flat e, dias 6 e 7/4, em Manaus para Hotel de Selva.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em